Weintraub mandou carta ao Itamaraty pedindo ajuda para entrar nos EUA
Pedido de visto encaminhado às autoridades americanas cita 'missão' até o fim de 2020.
A carta que o então ministro da Educação, Abraham Weintraub, apresentou ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, informando a sua indicação para o cargo de diretor-executivo do Banco Mundial data de 17 de junho, um dia antes de ele aparecer ao lado do presidente Jair Bolsonaro, anunciando a sua saída do governo. No dia 20, ele chegou a Miami, na Florida.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

Na comunicação, Weintraub solicitou "os bons ofícios do Ministério das Relações Exteriores para requerer visto de entrada nos Estados Unidos", segundo respondeu a pasta à TV Globo após pedido feito pela por meio da Lei de Acesso à Informação.
Leia também
Ainda de acordo com a explicação do ministério, o então ministro indicou na carta a intenção de viajar a Washington "com a brevidade possível".
No mesmo dia em que recebeu o documento, 18 de junho, o ministério enviou à Embaixada dos Estados Unidos em Brasília solicitação de visto para Weintraub.


União Alvinegra - 08/07/2026

Problema no gol azulino - 07/07/2026

Derrota Azulina - 06/07/2026

Do sonho à frustração - 06/07/2026
O Itamaraty afirmou também que o pedido de visto já continha os dados do passaporte diplomático de Weintraub e indicava, como período da missão, o "restante do ano de 2020".
Banco Mundial confirma recebimento de indicação de Weintraub
