Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Prazo para inscrição em cursos de formação gratuitos do Senai é prorrogado

O leque de alagoanos aptos para os cursos também foi ampliado; são 31 cursos com mais de duas mil vagas

O prazo para se inscrever em um dos 31 cursos gratuitos de formação profissional ofertados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL) foi prorrogado até o dia 10 de novembro. São mais de duas mil vagas para residentes de Alagoas.

Para se inscrever, o interessado deve apresentar autodeclaração da situação de desemprego ou informalidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), este último no caso de ser microempreendedor individual.

Leia também

"A ampliação dos beneficiários dos cursos se deu em razão do esgotamento do prazo para as situações prioritárias [trabalhadores que perderam o emprego nos bairros afetados pela calamidade pública e em razão do Covid-19] e também pela necessidade de contemplação daqueles que realmente se interessem em capacitação profissional, a fim de atenderem àcs diversas vagas de emprego que já começam a surgir no Estado de Alagoas, em razão da retomada do processo econômico e da proximidade do período natalino", disse a titular do 7º Ofício do MPT em Alagoas, procuradora do Trabalho Rosemeire Lobo.

A iniciativa das duas instituições envolve a formação profissional para padeiro, confeiteiro, montador e reparador de computador, operador de telemarketing, almoxarife, assistente de controle da qualidade, eletricista de automóveis, mecânico de diversas áreas, eletricista, instalador de refrigeração e climatização doméstica, costureiro sob medida, caldeireiro e técnico (plástico, eletromecânica, eletrotécnica, eletroeletrônica, automação industrial, meio ambiente e edificações).

Os cursos serão realizados em três modalidades: remota, semipresencial e presencial. Eles observarão a natureza da própria capacitação e as definições previamente estabelecidas, bem como as normas de controle da pandemia de Covid-19 editadas pelo Ministério da Saúde.

O início das aulas está previsto para o dia 18 de novembro deste ano, respeitadas as quantidades mínima e máxima de abertura de turmas. Caberá ao Senai/AL fornecer o material didático, proceder às avaliações de rendimento dos alunos e, ao término dos cursos, expedir os competentes certificados de conclusão para os acadêmicos aprovados.

Cliqueaqui para realizar a inscrição, após conferir o edital na íntegra. Para mais informações, o Senai/AL disponibiliza o contato (82) 3223-2200.

Dinheiro vem de acordo judicial

O valor investido faz parte dos recursos disponibilizados para programas da qualificação e requalificação profissional que o MPT e a Braskem S.A. celebraram nos autos da ação civil pública nº. 0000648-42.2019.5.19.0007.

O MPT obteve em março a homologação do acordo judicial firmado com a mineradora Braskem S.A. Com isso, a empresa se comprometeu a depositar, em juízo, R$ 40 milhões em benefício da educação de crianças e adolescentes, fomento ao empreendedorismo, criação de empregos e segurança de moradores e trabalhadores afetados pela extração de sal-gema nos bairros de Bebedouro, Bom Parto, Mutange e Pinheiro, em Maceió.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas