Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Gum entra na Justiça contra o Fluminense em ação de quase R$ 4,5 milhões

Zagueiro de 34 anos cobra salários, férias, 13º, FGTS, além da alegação de uso irregular do artifício de direito de imagem

Gum é mais um ex-jogador do Fluminense a entrar na Justiça contra o clube. O zagueiro de 34 anos, atualmente do CRB-AL, entrou nesta semana com uma ação na 35ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro cujo valor total da causa é de R$ 4.463.858,32.

Dentre as cobranças, estão: salários, férias, 13º, FGTS, além da reclamação do uso da alternativa de direito de imagem para substituir remuneração trabalhista.

Leia também

A maior parte das cobranças da ação é baseada no entendimento que os direitos de imagem, parte dos vencimentos de Gum entre 2015 e 2018, deveriam ser considerados verbas trabalhistas, incidindo também nos cálculos de outras remunerações, como FGTS, férias e 13º.

"A jurisprudência vem reiteradamente confirmando o entendimento de que pagamentos "por fora", utilização de subterfúgios a fim de descaracterizar verbas de natureza salarial, deverão integrar a base de cálculo da remuneração do empregado, servindo de parâmetro para apuração de outros direitos", diz trecho da petição protocolada pelo advogado Carlos Fernando Drumond.

O processo afirma que agosto de 2017, Gum chegou a encaminhar uma correspondência ao clube "onde fez consignar de forma escrita sua discordância com a forma daquela irregular contratação" e que seria uma "reiteração do pedido já feito várias vezes verbalmente, mas novamente desprezado pelo empregador, no sentido de regularizar aquela situação, incorporando o fraudulento contrato de exploração de imagem ao verdadeiro e único contrato de trabalho".

"Assim, demonstrada induvidosamente a natureza salarial das parcelas fixadas fraudulentamente sob o manto do contrato de natureza civil, requer desde já sejam as mesmas reconhecidas e declaradas parte integrante do salário do obreiro, com sua incorporação à remuneração para todos os fins de direito", escreve outro trecho.

A ação alega também que, durante este período, os direitos de imagem de Gum corresponderam a 60% dos valor mensal recebido pelo atleta pelo Fluminense, enquanto a Lei Nº 9.615 (Lei Pelé) determina que este tipo de remuneração não pode superar 40% do total.

Art. 87-A. O direito ao uso da imagem do atleta pode ser por ele cedido ou explorado, mediante ajuste contratual de natureza civil e com fixação de direitos, deveres e condições inconfundíveis com o contrato especial de trabalho desportivo

Parágrafo único. Quando houver, por parte do atleta, a cessão de direitos ao uso de sua imagem para a entidade de prática desportiva detentora do contrato especial de trabalho desportivo, o valor correspondente ao uso da imagem não poderá ultrapassar 40% (quarenta por cento) da remuneração total paga ao atleta, composta pela soma do salário e dos valores pagos pelo direito ao uso da imagem.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas