O tom é de brincadeira, mas o assunto é sério: assédio é crime de importunação sexual, tipificado pela Lei 13.718. E quem estrela a quinta edição do Pequeno Manual Prático de Como Não Ser um Babaca no Carnaval, versão "Conga la conga", é a cantora Gretchen, rainha da internet e do rebolado.
A campanha "Lança tua braba, mulher, e faz o que quiser" foi lançada hoje, primeiramente em videoclipe, e é uma forma didática e bem humorada da Prefeitura do Recife para ensinar o que pode e o que não pode acontecer na paquera (e na vida).
Leia também
No clipe, Gretchen ensina a "minas, manas e monas", em ritmo de brega-funk, que elas podem beber, dançar e se vestir como quiserem: não tem desculpa para assédio. Mas se acontecer, é importante acionar o 180. Protagonizado pela cantora, o videoclipe retrata mulheres de vários biotipos e reforça o "Não é não".
O Pequeno Manual Prático de Como Não Ser um Babaca no Carnaval tem o propósito de combater o machismo, reforçando que o consentimento é "a medida da diversão". Situações como beijo forçado, puxada de braço, encostada e assédio verbal são alguns dos pontos lembrados, pelo manual, como violência e até crimes de importunação sexual.
A campanha chega ao público em versões impressas, distribuídas na Central do Carnaval, e digital, pelas redes sociais. E além do videoclipe terá publicização por spot para rádio, conteúdo para WhatsApp, gifs e memes.
O Pequeno Manual de Como Não Ser um Babaca no Carnaval faz parte ainda dos Kits do Folião, entregues pela Secretaria Municipal de Turismo e Lazer aos turistas que chegarão para a folia de Momo. A ação é assinada pelo Gabinete de Imprensa, por meio da Presença Digital, em parceria com as Secretarias da Mulher e Turismo e Lazer.