Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

O que há por trás da onda de protestos após o impeachment do presidente do Peru

País sul-americano viveu sexto dia de manifestações neste sábado (14/11); houve confrontos entre manifestantes e polícia, com dois mortos

O Peru se prepara um novo dia de protestos neste domingo (15/11), em meio a crescente pressão para que o atual presidente do país renuncie.

No sábado (14/11), milhares de pessoas saíram às ruas da capital Lima e de outras cidades do país para expressar seu descontentamento com o impeachment do presidente Martín Vizcarra.

Leia também

Ele foi substituído por Manuel Merino, então presidente do Congresso, no que muitos descreveram como "golpe à democracia".

Manifestantes querem agora que Merino renuncie ao cargo.

Foi o sexto dia consecutivo de manifestações. Pela primeira vez, houve mortos. Quase 100 pessoas ficaram feridas, das quais mais da metade permanece hospitalizada.

O primeiro morto é um homem de cerca de 22 anos que foi ferido por arma de fogo e deu entrada no hospital Guillermo Almenara, em Lima, segundo informaram as autoridades peruanas no Twitter.

A segunda vítima é um homem de 24 anos, que apresentou ferimentos por arma de fogo no tórax na altura do coração e foi internado no hospital Grau de Lima sem sinais vitais.

Os protestos generalizados ocorreram na esteira da segunda manifestação nacional organizada após a destituição de Vizcarra.

Em meio à notícia das mortes dos manifestantes, treze dos 18 ministros do país anunciaram que estavam deixando seus cargos.

Em entrevista à rádio RPP, o presidente do Conselho de Ministros e primeiro-ministro, Ántero Flores-Aráoz, afirmou que tentou falar com Merino, mas não conseguiu entrar em contato com ele.

"Não tenho ideia (se Merino vai renunciar). Não sei o que ele vai fazer", disse.

O vice-presidente do Congresso e atual presidente interino do Congresso do Peru, Luis Valdez, anunciou a convocação de uma reunião para este domingo, às 8h hora local (10h horário de Brasília), para avaliar o pedido de renúncia de Merino frente à conturbada situação do país.

Ele próprio defendeu pessoalmente a renúncia do presidente: "Peço ao Sr. Merino que avalie sua renúncia imediata", disse Valdez em declaração ao canal de TV N.

Mesías Guevara, presidente da Ação Popular ? partido de Merino ? também apoiou publicamente o pedido de renúncia do presidente e garantiu que a sigla não o apoia.

Governadores regionais também se somaram à lista e, em nota, responsabilizaram Merino pelos atos de violência e reiteraram que a destituição de Vizcarra não foi a decisão política correta.

O primeiro protesto nacional aconteceu na última quinta-feira e foi considerado um dos maiores dos últimos 20 anos no país sul-americano, segundo a imprensa local.

As manifestações tiveram início depois que o Congresso peruano destituiu Vizcarra por "incapacidade moral permanente", em meio a acusações de corrupção contra ele, substituindo-o pelo presidente do Congresso, Manuel Merino.

A polêmica decisão ? que ocorre poucos meses antes das eleições presidenciais, marcadas para abril de 2021 ? gerou grande descontentamento.

Conflitos violentos entre forças de segurança e manifestantes foram registrados na quinta-feira e no sábado.

A polícia peruana disse na sexta-feira que 11 policiais e 16 civis ficaram feridos durante as manifestações de quinta-feira.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas