Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

São Paulo classificado demonstra que times podem melhorar sem trocar técnico

Quando empatou com o Internacional com um jogador a mais, em 26 de setembro, redes sociais explodiam pedindo saída de Fernando Diniz

O maior exemplo histórico de um trabalho reiniciado no meio e com o mesmo time, no Brasil, aconteceu em 1992. Telê Santana estava virtualmente demitido, pelo noticiário, depois de sofrer cinco derrotas seguidas: 0 x 1 Guarani, 0 x 1 Flamengo, 0 x 3 Criciúma, 0 x 4 Palmeiras e 0 x 1 Internacional. Ficou. Três meses depois, com quatro titulares diferentes e seis jogadores da base, Telê Santana ganhou a Libertadores.

Verdade que já tinha sido campeão paulista e brasileiro, mas o trabalho parecia ter chegado ao fim em março de 1992. Seguiu até o início de 1996.

Leia também

Claro que há maneiras diferentes, casos distintos, trocas que levam a melhores resultados, como a de Jorge Jesus, no Flamengo, há um ano. A questão é que, no Brasil, ninguém nunca acredita na solução mais difícil: manter.

Muricy Ramalho teve chance de cair em 2006. Foi campeão brasileiro. Houve quem defendesse sua saída em 2007. Foi bi. Também em 2008, quando ficou onze pontos atrás do Grêmio e perdeu a vaga nas quartas-de-final para o Fluminense. Acabou tricampeão do Brasil.

O São Paulo tem inúmeros exemplos de reconstruções de trabalhos com a manutenção do treinador e mudanças de campo. Quase ninguém acreditava nisto, quando aqui se escreveu, em 26 de setembro, que o São Paulo mereceu ganhar do Internacional, em Porto Alegre. Passou trinta minutos com um jogador a mais. Merecia ganhar. Ao ler isto nas redes sociais, uma infinidade de são-paulinos queria esganar, não apenas o treinador, como este colunista.

Quarenta dias depois, o São Paulo não venceu nada. Mas está na semifinal da Copa do Brasil, pela primeira vez em cinco anos, e com um time construído com cinco titulares vindos de Cotia.

É possível recomeçar sem destruir. Neste momento, a manutenção de Fernando Diniz dá mais certo do que a demissão de Domenec Torrent.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas