Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Moradores bloqueiam avenida no Mutange em protesto contra a Braskem

Populares reivindicam da mineradora celeridade nas indenizações e exigem a avaliação dos imóveis; eles também cobram mais segurança no bairro

Moradores bloqueiam a Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, no bairro do Mutange, na manhã desta sexta-feira (23), em protesto contra a Braskem. Eles também cobram mais segurança no local, visto que algumas casas foram desocupadas, deixando o bairro um verdadeiro 'breu'. Pneus foram colocados na via para impedir que carros trafeguem pela região.

Populares reivindicam da Braskem celeridade nas indenizações, além de exigir a avaliação dos imóveis e as datas de pagamentos definidas no momento das desocupações dos mesmos. Muitos até relataram que não possuem esperança em receber o dinheiro, o que deixa a situação ainda mais calamitosa.

Leia também


			
				Moradores bloqueiam avenida no Mutange em protesto contra a Braskem
FOTO: Laura Bastos

O 4° Batalhão de Polícia Militar (4°BPM) foi acionado para controlar a situação. Não há registro de congestionamento, mesmo a via estando bloqueada com pneus. Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também estão no local.

Confira,abaixo, a nota da Braskem:

Desde o último mês de dezembro, proprietários, inquilinos e comerciantes com imóveis localizados na área de desocupação definida pela Defesa Civil de Maceió são atendidos pelo Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF), incluído no acordo firmado entre ministérios públicos Federal e Estadual, defensorias públicas da União e de Alagoas, e a Braskem. 

Na semana passada, o PCF alcançou a marca de 2 mil propostas apresentadas aos moradores, com mais de 1.800 delas já aceitas e as demais, em análise pelas famílias. Apenas 3 propostas foram recusadas. A cada mês, o PCF está conseguindo somar mais 450 propostas apresentadas aos moradores. Até o momento, o Programa já pagou mais de R$ 200 milhões entre auxílios financeiros e compensações financeiras aos moradores dos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto. A evolução desses números é acompanhada de perto pelas autoridades. 

A empresa também está em contato direto e permanente com as lideranças comunitárias dos quatro bairros afetados pelo fenômeno geológico, com quem todas as informações são compartilhadas.

Além disso, a Braskem vem desenvolvendo ações nos bairros que incluem vigilância patrimonial, instalação de câmeras, alarmes e uma Central de Monitoramento, instalação de muros de proteção nas áreas já desocupadas, tamponamento dos imóveis vazios, controle de pragas, limpeza e remoção de entulho, e acolhimento dos animais. A Braskem respeita o direito de manifestação pacífica e reitera que sua prioridade é garantir a segurança e o bem-estar dos moradores dos bairros.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X