Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Rompimento de barragem em PE pode atingir 70 casas em Santana Ipanema

Cidades de Poço das Trincheiras, Batalha e Olivença, situadas no Sertão, também podem ser atingidas

O possível rompimento da barragem na cidade de Águas Belas, em Pernambuco, pode causar ainda mais estragos no município de Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas. Segundo a Defesa Civil Estadual, 70 casas na região podem ser destruídas pelo volume da água que vem do estado vizinho. Além de Santana, as cidades de Poço das Trincheiras, Batalha e Olivença podem ser atingidas, mas em menor proporção.

As Defesas Civis de Alagoas e Pernambuco, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e, também, militares do Corpo de Bombeiros (CB) estão atuando na região e monitorando a barragem Ipanema 1.

Leia também

"Estamos fazendo solicitação de situação de emergência ao governo Federal. Já encaminhamos ofícios e relatório fotográfico informando todos os prejuízos públicos e privados na cidade. Os desabrigados serão atendidos pelo governo Federal", afirmou o bombeiro militar da Defesa Civil do Estado, capitão Allan Cavalcante.

Os órgãos responsáveis pelo monitoramento estiveram no estado de Pernambuco, no último sábado (4), e avaliaram a situação da barragem. As autoridades alertam para o risco de rompimento da barragem, mesmo com o nível de água mais baixo.

"Todos os órgãos de Alagoas estiveram no sábado, na PE-300. A rodovia se encontra fechada, assim como a ponte. Nós encontramos várias fissuras ocasionadas pelo tempo dela, além de rachaduras. O alerta existe e o rompimento pode ser a qualquer momento. As chuvas diminuíram em PE, e a barragem está no volume mínimo, mas o alerta continua e, em caso de evacuação, teremos uma hora e meia para retirar as famílias", disse o capitão.

Segundo ele, as cidades de Poço das Trincheiras, Batalha e, também, Olivença também podem ser atingidas, mas os danos causados lá serão menores. "Em Poço das Trincheiras, a parte que pode ser atingida fica na zona rural. De cinco a seis residências podem ser afetadas, sendo que três delas foram destruídas na última enchente. Muito pouco será sentido em Batalha e Olivença, mas é preciso seguir no alerta. As famílias já estão avisadas", afirmou Cavalcante.

Em caso de dúvida, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, através do número3315-2843,e, também, pelos canais de atendimento do Corpo de Bombeiros.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas