Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Quase 375 mil alagoanos ocupados estão sem proteção previdenciária, diz estudo

Em todo o País, 24,2 milhões de brasileiros ocupados não contribuem para a Previdência nem recebem algum benefício previdenciário

Levantamento divulgado pelo Conselho Nacional de Previdência (CNP) revela que 374,76 mil alagoanos ocupados - na faixa etária de 15 a 59 anos de idade - estão socialmente desprotegidos, ou seja, não contribuem para a Previdência nem recebem algum benefício, seja previdenciário ou assistencial.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Esse número corresponde a 36% da população alagoana ocupada, e se baseia em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua de 2017.

Leia também

O índice de trabalhadores alagoanos desprotegidos é maior do que a média nacional de 29,1%. Em números absolutos, segundo o estudo da CNP, 24,2 milhões de brasileiros que exercem alguma atividade laboral não têm plano previdenciário.

O estudo aponta que o estado do Maranhão tem o maior índice de trabalhadores sem proteção previdenciária, com 49% da população ocupada. Em seguida aparecem o Pará (48%), Ceará (45%) e Amapá (43%).

Shorts Youtube
Play
União Alvinegra - 08/07/2026

União Alvinegra - 08/07/2026

Play
Problema no gol azulino - 07/07/2026

Problema no gol azulino - 07/07/2026

Play
Derrota Azulina - 06/07/2026

Derrota Azulina - 06/07/2026

Play
Do sonho à frustração - 06/07/2026

Do sonho à frustração - 06/07/2026

Play
CSA intensifica preparação para duelo decisivo na Série D - 02/07/2026

CSA intensifica preparação para duelo decisivo na Série D - 02/07/2026

Na outra ponta, os estados com menor taxa de trabalhadores ocupados sem plano de previdência são Santa Catarina, onde apenas 13% da população ocupada não têm proteção previdenciária, Rio Grande do Sul (16%), Distrito Federal (21%) e São Paulo (22%).

Segundo o CNP, os setores da atividade econômica que mais concentram trabalhadores desprotegidos com capacidade contributiva são comércio, reparação de serviços automotores e motocicletas e construção. "Sendo que os homens são maioria no setor da construção e as mulheres, no setor dos serviços domésticos", aponta o estudo.

Considerando os potenciais contribuintes, o levantamento apontou que, em 2017, a maioria dos desprotegidos era formada por homens, negros, com baixa escolaridade, renda mensal entre um e dois salários mínimos (de 954,00 a R$ 1.908,00) e que trabalhavam por conta própria.

"Esse é o público-alvo para a formulação de políticas de inclusão previdenciária", ressaltou Avelina Alves, da Coordenação-Geral de Estudos Previdenciários da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda e responsável pela elaboração do estudo.

Tags

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas