As inscrições para o Projeto Golfinho começaram somente na manhã desta terça-feira (11), mas muitas pessoas chegaram ontem, por volta das 18h, ao Maceió Shopping, e dormiram na fila para garantir uma vaga na disputada colônia de férias do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL).
De acordo com o capitão Cunha, esse é o quarto ano consecutivo que as pessoas passam a madrugada na fila para inscrever os filhos no projeto. "Felizmente, o projeto se tornou uma referência e os pais querem que os filhos participem desta ação, porque, além das atividades físicas, há muito trabalho de prevenção feito com as crianças, desde orientação no trânsito a como prestar os primeiros socorros em caso de algum parente passar mal", afirmou.
Leia também
Ele disse que tornou-se incontrolável as pessoas irem passar a madrugada para inscrever os filhos. Este ano, os bombeiros conseguiram, junto à administração do shopping, que as pessoas fiquem abrigadas no estacionamento das motos até as 22h e, assim que o shopping fechou, elas entraram e ficaram abrigadas dentro do estabelecimento.

"Eu mesmo venho acompanhar essas pessoas que querem inscrever os filhos. Saí do shopping às 4 horas da madrugada e de 6 horas já estava aqui novamente. Para mim, é uma satisfação imensa ver esse projeto dar certo", destacou o capitão.
A terapeuta ocupacional Katiuscia Viana, de 42 anos, não perdeu tempo e correu para o shopping para fazer a inscrição dos dois filhos, que vão participar do projeto pela terceira vez. Um deles, de 11 anos, tem autismo severo, mas, desde o primeiro momento, foi bem recebido pelos bombeiros e, inclusive, adaptaram toda a programação para que ele participe das atividades.
"Ele é apaixonado pelos bombeiros e, desde o primeiro momento, amou participar. O médico, inclusive, disse que houve uma evolução dele depois que começou a participar do projeto. Ele fica ansioso e é o primeiro a acordar nos dias que tem que ir para a praia. É incrível", afirmou.
Para se inscrever, é necessário apenas levar uma cópia do RG ou da certidão de nascimento da criança, um atestado médico autorizando a prática de exercícios e o RG do responsável. Os interessados também podem levar um presente que será doado para uma instituição de caridade, mas é algo voluntário.
As inscrições seguem até a quinta-feira (13), com vagas limitadas a cada dia. O projeto acontece de 7 de janeiro a 1º de fevereiro de 2019, na Praia da Pajuçara, em Maceió.
Projeto Golfinho é realizado em parceria com a Braskem.