Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Ministra sugere 'plano B' antes de votação de acordo de May para o Brexit

Amber Rudd disse que um relacionamento no estilo da Noruega com o bloco também pode oferecer uma saída para o atual impasse.

Uma aliada próxima da primeira-ministra britânica Theresa May se tornou neste sábado (8) a primeira chefe de um ministério a sugerir um possível plano B se, como esperado, o parlamento rejeitar na próxima semana seu plano de deixar a União Europeia.

Com seu próprio futuro na balança, May insiste que seu acordo, laboriosamente negociado com a UE durante muitos meses, é o único na mesa e que as alternativas são uma dolorosa saída "sem acordo" da UE ou possivelmente nenhum Brexit.

Leia também

No entanto, membros do parlamento, incluindo o próprio Partido Conservador, devem rejeitar seu acordo, que prevê laços estreitos com a UE, em uma medida que colocaria a quinta maior economia do mundo em uma incerteza ainda maior.

Apesar de concordar com o fato de que o acordo oferece a melhor opção para sair da UE, Amber Rudd, ministra do Trabalho e Previdência, disse que um relacionamento no estilo da Noruega com o bloco também pode oferecer uma saída para o atual impasse.

"Se o plano de May não passar, tudo pode acontecer: o voto das pessoas, mais a Noruega, qualquer uma dessas opções pode acontecer", disse ela à rádio BBC no sábado.

Rudd disse ao jornal The Times em uma entrevista que sua opção preferida, se o acordo de maio falhar, era o modelo de "Noruega Mais", acrescentando que "parece plausível não apenas em termos do país, mas em termos de onde os parlamentares estão".

A Noruega não é membro da UE, mas está no mercado único do bloco, que permite a livre circulação de mercadorias, capital, serviços e pessoas. "Noruega mais" prevê que a Grã-Bretanha também permaneça na união aduaneira da UE, na qual a Noruega não está.

Alguns legisladores pró-UE também manifestaram apoio a um segundo referendo sobre a adesão à UE, ou "voto do povo".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X