Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Estudantes alagoanos conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Wrestling

Parte dos jovens é integrante de projeto social tocado em Marechal Deodoro; evento aconteceu na cidade de Natal

Dos 15 alagoanos inscritos no Campeonato Brasileiro de Wrestling, 13 conseguiram trazer medalhas para casa. O evento aconteceu neste final de semana, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, onde também foi realizada a Copa Natal. Boa parte dos estudantes faz parte de um projeto social realizado em Marechal Deodoro.

Entre os medalhistas estão Willian Gabriel da Conceição, da Escola Maria Petronila de Gouveia, que conquistou o ouro; Erick Félix Vicente (prata), Antony Wanderley Santos (prata), Caio Miguel Santos (ouro) e Claudomir Manoel de Jesus (ouro), todos da Escola Municipal Adelina de Carvalho Melo. Já os que conquistaram o bronze foram Pierry Vitor Temoteo e Manoel Ferreira da Silva, ambos da Escola José Bispo da Silva.

Leia também

Todos eles fazem parte do projeto Brutus, tocado pelo professor Eder Paiva, que fez o possível e o quase impossível para que os meninos conseguissem viajar. Foi preciso contar com muita ajuda - de políticos, empresas e da própria sociedade - para tornar o sonho realidade. As mães dos atletas completaram o dinheiro que faltou.

"A gente lutou muito. Fizemos festa beneficente, o presidente da federação deu uma contrapartida, a empresa de ônibus parcelou e um vereador de Marechal nos ajudou. Já minha família, que tem uma pequena fábrica na Barra Nova, também contribuiu. Fomos à guerra antes de viajar, e cada contribuição foi uma conquista".


			
				Estudantes alagoanos conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Wrestling
FOTO: Divulgação

Agora, o treinador comemora as vitórias, destacando a participação de lutadores de alto nível, entre eles, alguns dos campeões mais prestigiados do país, acostumados a disputar, pela seleção brasileira, competições como o Pan-Americano e o Sul-Americano de Wrestling.

"Todas essas conquistas têm um valor enorme, pois, mesmo a luta sendo um esporte individual, Alagoas parece que luta em equipe. A gente está conseguindo transmitir isso para os meninos: a importância do esporte além das medalhas, fazendo com que tenham respeito um pelos outros, além de muito comprometimento", aponta Eder.


			
				Estudantes alagoanos conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Wrestling
FOTO: Arquivo Pessoal

Depois de lutar jiu-jitsu por mais de 20 anos, o professor largou tudo para tocar o projeto social, que atende, gratuitamente, cerca de 200 jovens da Barra Nova e de outras localidades de Marechal. E foi com o dinheiro do Bolsa Atleta que Eder construiu, em 2016, um galpão para que os atletas pudessem treinar.

"Larguei 20 anos de jiu-jitsu para treinar wrestling. Vi uma oportunidade, com o esporte olímpico, de ajudar esses meninos", conta ele.

"Este foi um feito inédito para o Estado de Alagoas e, em especial, para o município de Marechal Deodoro. São meninos do povoado e estudantes de escolas municipais, todos guerreiros e, agora, campeões brasileiros".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X