Após 56 anos, um alagoano voltou a vestir a camisa da Seleção Brasileira em copas do Mundo. Roberto Firmino, de 26 anos, atacante do Liverpool-ING chegou a marcar um gol na Copa da Rússia, enchendo de orgulho a população alagoana. Mas, agora que a competição acabou, nosso estado voltou a ter a esperança de ter novamente um filho da terra vestindo a amarelinha na maior competição de futebol do mundo.
Ao lado de Firmino, hoje temos o centroavante Willian José, do Real Sociedad ds Espanha que chegou a ser convocado por Tite para os dois amistosos que antecederam a convocação final, e também temos o jovem Pedrinho, de 20 anos, uma promessa do Corinthians-SP. Apesar de promessa, ele já é apontado por especialistas como um dos maiores craques revelados pelo clube paulista.
Leia também
A Gazetaweb ouviu os técnicos de CSA e CRB, além do repórter de esportes da Gazeta de Alagoas, Alberto Oliveira, e o apresentador e comentarista da Rádio Gazeta, Wyderlan Araújo, sobre cada um dos atletas e a possibilidade deles estarem na próxima Copa do Mundo, no Qatar, em 2022.

Roberto Firmino
Nascido e criado no Trapiche da Barra, um dos bairros mais violentos de Maceió, Roberto Firmino foi a exceção e tornou-se um dos jogadores mais importantes do futebol mundial. O típico jogador "falso 9", que consegue ser centroavante e jogar pelos lados do campo com muita facilidade.
Iniciou no futebol nas categorias de base do CRB, mas logo foi transferido para o Figueirense, onde se destacou e logo partiu para a Alemanha, jogar no Hoffenheim. Não demorou e despertou o interesse do poderoso Liverpool, da Inglaterra.
Na terra da Rainha, mostrou ser um grande goleador. Na temporada 2017/18 marcou 27 gols e deu 17 assistências, tudo isso em 54 jogos. Na Champions League, o alagoano bateu na trave, caindo de pé frente ao Real Madrid, de Marcelo, Casemiro e Cristiano Ronaldo, na final da competição.
Resultados expressivos que colocaram Roberto Firmino na lista de convocados para a Copa do Mundo, na Rússia. Embora o técnico Tite tenha optado por mantê-lo no banco de reservas, sendo suplente de Gabriel Jesus, o alagoano quando entrou contra o México e deu conta do recado. Naquela partida, precisou de apenas dois minutos para fazer o que mais sabe fazer: gol.

Willian José
Outro alagoano destaque na Europa foi William José, de 26 anos, atacante do Real Sociedad. Natural de Porto Calvo, o atleta atuou no Brasil pela última vez vestindo a camisa do Santos, depois partiu em busca do sonho de ser grande no futebol mundial. E conseguiu.
Willian chegou ao futebol espanhol em 2014, quando defendeu o time B do Real Madrid no primeiro semestre do ano. Depois, passou com destaque por Zaragoza e Las Palmas, também da Espanha, antes de ter sido contratado por 6 milhões de euros pelo Real Sociedad. Mas foi na temporada 2017/18, que em 40 jogos, marcou 20 gols e deu três assistências, brigando pela artilharia do Campeonato Espanhol ao lado de Cristiano Ronaldo, ex-Real Madrid, e Messi, Barcelona.
[VIDEO2]
Exibição que despertou a curiosidade de Tite. Tanto que um mês antes do Mundial na Rússia, o nome de William José esteve entre os 25 convocados para os amistosos contra Rússia e Alemanha. Porém, mesmo com toda essa bagagem, o alagoano ficou de fora da lista oficial para a Copa. Só que mesmo fora do mundial, a convocação dele para amistosos, somada ao bom desempenho no Real Sociedad, desencadeou a procura de times tradicionais, como o Wolverhampton, da Inglaterra. O alagoano artilheiro pode pintar nesta temporada 2018/19 na Premier League, campeonato nacional mais caro e disputado do mundo.

Pedrinho
A pequena grande joia do Corinthians. O atacante Pedro Victor Delmino da Silva, o Pedrinho, 20 anos, nasceu no bairro da Chã da Jaqueira, periferia da capital alagoana, e hoje figura como uma das grandes promessas do futebol brasileiro para o futuro, inclusive, de estar entre a safra de atletas que terão reais condições de serem convocados para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar.
O jogador chegou ao Timão em 2013 e logo ganhou destaque. Três anos mais tarde, foi então que o alagoano despontou no time paulista, sendo decisivo na semifinal da Copa São Paulo de futebol Júnior. A estreia dele no time principal foi no dia 19 de março de 2017. Pedrinho entrou em campo aos 22 minutos do segundo tempo, no lugar do volante Gabriel, quando a Ferroviária vencia o Corinthians por 1 a 0, pelo Campeonato Paulista, porém, nada fez.
[VIDEO3]
Mas tinha algo especial no garoto, e nisso foi visto no seu primeiro gol como atleta profissional, no dia 26 de julho, durante a vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre o Patriotas, pela Copa Sul-Americana de 2017. Nos minutos finais da partida, Pedrinho recebeu um lançamento de Cássio, sassaricou para cima dos colombianos até chegar no goleiro adversário, depois foi só encobrir o arqueiro. Foi marcando um golaço e correndo para o abraço.
Desde então, Pedrinho caiu nas graças da torcida e se tornou o "Talismã da Fiel". Neste ano, o atacante marcou apenas um gol, ainda no Campeonato Paulista, na vitória do Timão sobre o Bragantino por 3 a 2.
A joia do Corinthians tem contrato assinado até o final de 2020. E para o clube que quiser tirá-lo antes do prazo, precisará desembolsar cerca de 50 milhões de euros, que correspondem a 220 milhões de reais. Essa semana, o Ajax ofereceu ao clube paulista 10 milhões de euros, aproximadamente 45 milhões de reais. Logicamente, o Corinthians negou a proposta.