O Mercado da Produção, no bairro da Levada, em Maceió, continua sem energia elétrica, e os comerciantes já amargam prejuízos nas vendas, com o baixo movimento registrado no início da manhã desta terça-feira (17). Enquanto o fornecimento não é restabelecido, os vendedores tentam achar alternativas para dar continuidade ao trabalho, com celulares e velas distribuídas pelo espaço. Apesar disso, a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) informou que o débito junto à Eletrobras Distribuição Alagoas será pago e a energia, restabelecida ainda pela manhã.
Segundo o administrador do Mercado da Produção, Miguel Teixeira, o valor do débito chega ao montante de R$ 75 mil, incluindo o Mercado do Artesanato. "Recebi uma ligação do secretário. Ele informou que o pagamento será feito agora de manhã e, às 9h, o fornecimento será restabelecido", disse Miguel
Leia também
O administrador acrescentou que o ideal seria o pagamento individualizado, ou seja, cada permissionário ficar responsável pela energia do seu espaço, o que retiraria a responsabilidade do Município, "evitando, assim, situações como essa".
Para Miguel, houve prejuízo, mas tudo será contornado. "Muitos vendedores sofreram perdas, mas nada muito grande. Se as contas fossem individualizadas, seria bem melhor. É o que todos querem aqui".
A reportagem daTV Gazetaesteve no Mercado da Produção e conversou com alguns comerciantes. A insatisfação, segundo eles, é geral. "A gente responde por isso, mas os impostos foram pagos, não é? Isso não existe", disse um comerciante.
Outra comerciante, que vende carnes, lamentava não poder congelar o produto de forma adequada. "Com certeza, já estamos no prejuízo. Sem energia, como vamos congelar as carnes? Nem o gelo dá conta porque ela muda de forma, fica esbranquiçada. Sem contar nas máquinas de moer a carne".
CORTE DE ENERGIA
Não só o Mercado da Produção teve a energia cortada nessa segunda-feira (16), mas também o Mercado do Artesanato, por falta de pagamento das dívidas do Município junto à Eletrobras Distribuição Alagoas.
A Semtabes confirmou que o valor da conta de energia dos Mercados gira em torno de R$ 75 mil por mês. Devido ao alto valor, a secretaria disse que solicitou à Eletrobras a individualização dos medidores, mas ainda não foi atendida.
Segundo a Semtabes, o município arca sozinho com o pagamento da luz das áreas comuns e de todos os comerciantes individuais, inclusive, das 11 câmaras frigoríficas de grande porte.
