Luta no ataque: Azulão tenta furar defesa regatiana para ser campeão alagoano
CSA venceu apenas três partidas por dois gols de diferença nesta temporada; São Paulo foi o único time a derrotar o CRB por um placar elástico
A taça de campeão alagoano de 2018 segue em disputa. Após a vitória por 1 a 0, o cenário da decisão é favorável ao time regatiano, que luta pelo tetracampeonato estadual, precisando somente de um empate neste domingo para levantar o caneco. Já para o troféu ficar no Mutange, o CSA vai precisar vencer por dois gols de diferença, o que ocorreu em apenas três oportunidades nesta temporada. E se de um lado há uma vantagem a ser administrada, do outro, resta afinar a pontaria para tentar romper o bloqueio alvirrubro.
Tudo em um só lugar.
Receba as principais notícias do Gazeta Esportes no WhatsApp e fique por dentro de tudo!

O detalhe é que, para o Azulão, o retrospecto não é nada positivo. Pelo Estadual, a primeira vitória com placar mais confortável veio em sua estreia no Rei Pelé, onde o Azulão despachou o Murici por 4x0, com grande atuação do meia Daniel Costa. Quatro rodadas depois, o Azulão voltaria a golear uma equipe, e novamente no Trapichão, aplicando 5x0 no Dimensão Saúde. Na sequência, já fora de casa, no Estádio Edson Matias, foi a vez de o time do Mutange fazer 2x0 contra o CEO, ocasião em que garantiu a liderança da 1ª fase.
Leia também
E balançar as redes tem sido um grande desafio para os atacantes azulinos. Para se ter uma ideia, dos 23 gols feitos pelo CSA neste primeiro semestre - somadas as partidas válidas por Campeonato Alagoano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil -, somente nove foram anotados pelos homens de frente.
O rival, por sua vez, goza de aproveitamento bem melhor. Até aqui, 20 dos 35 gols marcados pelo CRB em 2018 foram anotados por atacantes. Com 12 gols na conta, Neto Baiano lidera não apenas a artilharia do CRB, mas também a do Estadual, mantendo-se bem à frente dos companheiros Marcão (quatro gols), Juninho Potiguar e Willians Santana (ambos com dois gols).


Polícia investiga cemitério clandestino em Coruripe

Áudios revelam ordem para PTK se infiltrar na política de Maceió

Polícia prende suspeitos de integrar o Comando Vermelho em Alagoas e no Rio de Janeiro

Renan Filho anuncia inauguração de duplicação de rodovia entre Arapiraca e São Sebastião

Após marcar o gol que sacramentou a vantagem regatiana na decisão do título, o carrasco Neto Baiano declarou já estar acostumado a marcar em finais, esbanjando confiança para o complemento da decisão.
- Tenho de agradecer a Deus porque ele é muito importante na minha vida. Também agradeço à minha esposa e a todos os meus companheiros, que me apoiarem quando eu deixei de marcar.
Já entre os atacantes azulinos, quem mais balançou as redes foi o camisa 22. Giva deixou sua marca em três oportunidades: na goleada por 4x0 diante do Murici, pelo Alagoano, e nos empates contra Manaus-AM e Salgueiro-PE, pelas Copas do Brasil e Nordeste, respectivamente.

Em meio ao desempenho aquém do esperado dos atacantes, o artilheiro do Azulão na temporada é o meia Didira. Com cinco gols, o camisa 19 tratou de convocar a torcida azulina, apesar da desconfiança, para a finalíssima deste domingo.
- O torcedor tem sua forma de pensar, e todos nós respeitamos. Porém, quem é CSA de verdade e acredita no título estará no Trapichão no próximo domingo. E o que posso dizer é que, quando acabar o jogo, todos vão vibrar. A conquista é mais gostosa quando é mais difícil.
Força defensiva do CRB
E além da dificuldade azulina em vencer com mais de dois gols, há outro fator considerado favorável ao Galo nesta decisão. Isso porque o time regatiano já se notabiliza por sua consistência defensiva nesta temporada.
Somente Santa Cruz-PE, na vitória tricolor por 2x1, no Arruda, e São Paulo - que venceu as partidas no Rei Pelé e no Morumbi, por 2x0 e 3x0, respectivamente - conseguiram balançar as redes do Galo mais de uma vez em 2018. Já na única derrota do CRB no Campeonato Alagoano, foi diante do Dimensão Saúde, fora de casa. O placar também foi mínimo: 1x0.

O próprio técnico Mazola Júnior reconhece que a segurança demonstrada pelos homens de defesa é uma das principais razões do bom desempenho no Estadual. Tal consistência, inclusive, foi determinante no no jogo de ida da decisão, no último domingo. "O CRB foi de uma entrega impressionante. Taticamente, fomos perfeitos. E decisão é para se ganhar, não para jogar bonito", cravou o treinador alvirrubro.
Porém, ambas as partes pregaram respeito ao adversário ao longo da semana que antecedeu mais um clássico. Afinal, ainda restam 90 minutos para que o torcedor alagoano finalmente conheça o grande campeão em 2018.
