O 59º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército em Alagoas realizou, neste domingo (18), a 7° edição da Corrida da Paz. Centenas de militares se concentraram às 9h, na Orla de Ponta Verde, em frente ao Alagoinhas, e correram até o posto 7, na Jatiúca. Os militares levaram faixas em defesa da paz, para chamar a atenção do público.
Além do Exército, participaram da corrida integrantes da Marinha e Aeronáutica. A corrida é organizada pelo Conselho Internacional de Esporte Militar (CISM), que foi fundado, em 1948, após o término da Segunda Guerra Mundial, com propósito pacifista e de integração entre as nações.
Leia também
A Corrida da Paz acontece, simultaneamente, nos 133 países que integram o CISM, que, neste ano, está comemorando 70 anos. Segundo a assessoria do Exército em Alagoas, o evento visa conscientizar a sociedade em busca de paz e incentivar a prática esportiva entre o público civil e militar, além de ser incentivo a mais para a participação da sociedade e de pessoas de melhor idade. A Corrida contou com um percurso de, aproximadamente, 3 km.
Ao final do evento, o comandante do 59° Batalhão, Coronel Nilton Diniz Rodrigues, falou com aGazetaweb. Segundo ele, a corrida se torna cada dia mais importante, tendo em vista o contexto da violência desenfreada, "sendo salutar uma instituição como o Exército se posicionar - antes de tudo - a favor da paz".
INTERVENÇÃO NO RIO
O comandante comentou, ainda, a respeito da recente intervenção militar ocorrida no Rio de Janeiro. Para ele, a intervenção é válida e o Exército já mostrou sua eficácia e competência em ações anteriores para garantir a lei e a ordem. De acordo com ele, o Exército Brasileiro está pronto para realizar qualquer missão em favor do país, sem recusar nenhuma.