Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Estudantes marcam protesto contra aumento da passagem em Maceió para dia 26

Ato está sendo articulado por diversos movimentos de secundaristas e universitários

Os estudantes secundaristas e universitários marcaram, para o dia 26 de janeiro, à tarde, na Praça Deodoro, um ato contra a possibilidade de aumento da passagem de ônibus em Maceió. Vários movimentos estão se articulando e tentam unificar a data numa tentativa de pressionar os empresários e a prefeitura para evitar o reajuste da tarifa, que já está sendo discutido.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

A ideia é reunir o máximo de pessoas possível na praça, a partir das 15h, e de lá os manifestantes saírem em caminhada pelas ruas centrais da cidade.

Leia também

Nessa segunda-feira (15), um grupo de estudantes se reuniu na Universidade Federal de Alagoas para discutir o assunto e montar um calendário de atividades. Ficou acertada a organização do protesto no fim do mês, além de visitas frequentes a escolas da capital e panfletagem, tanto na porta das unidades de ensino como nos pontos de ônibus.

PANFLETAGENS

Shorts Youtube
Play
'Lula' preso? Sósia do presidente é levado a delegacia após denúncia sobre dano a patrimônio

'Lula' preso? Sósia do presidente é levado a delegacia após denúncia sobre dano a patrimônio

Play
Brasileiros ao redor da América - 14/08/2026

Brasileiros ao redor da América - 14/08/2026

Play
Torcedor do ASA com a expectativa em alta - 14/08/2026

Torcedor do ASA com a expectativa em alta - 14/08/2026

Play
Homem é preso por porte de drogas em Arapiraca

Homem é preso por porte de drogas em Arapiraca

Play
Homem morre com suspeita de engasgo com cuscuz em Arapiraca

Homem morre com suspeita de engasgo com cuscuz em Arapiraca

No cronograma do movimento estudantil constam atividades de sensibilização a partir da semana que vem, nas escolas e nos pontos de ônibus. Estão sendo convidados, além dos secundaristas e universitários, os trabalhadores do comércio, que utilizam o transporte público todos os dias.

A proposta é sensibilizar a população que depende do transporte coletivo em Maceió a participar do ato público e protestar contra o aumento, considerado abusivo pelos estudantes.

"Qualquer reajuste na tarifa, neste momento, é abusivo. Temos que levar em consideração a qualidade dos ônibus disponibilizados pelas empresas na capital e a pouca quantidade deles rodando. Eu mesmo tenho que esperar cerca de 40 minutos diariamente para apanhar um da minha casa até a Ufal", destacou o estudante Gabriel Santos, diretor de comunicação do Centro Acadêmico do curso de História da Ufal e integrante do movimento Afronte.

Ele diz que o argumento dos empresários de que o reajuste é justificado devido à elevação do valor dos insumos cai por terra. Segundo o estudante, a população também se vê obrigada a pagar tributos, que são reajustados todos os anos, e precisa fazer malabarismo com o salário.

15%

Os empresários protocolaram, na semana passada, um pedido de reajuste da passagem de ônibus na capital de 15%, o que elevaria a tarifa para R$ 4,02 (mais ou menos).

O prefeito Rui Palmeira e o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Moura, disseram que o percentual está descartado e que um estudo, preparado pela SMTT, vai detalhar, em tabelas, a situação do transporte coletivo. A partir desta análise, será definido se o aumento ocorrerá ou não.

A decisão acerca da tarifa será tomada em um encontro do Conselho de Trânsito. Cabe ao prefeito fixar o percentual de reajuste.

Tags

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas