Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Detran libera e alagoanos já podem baixar CNH Digital a partir desta terça-feira

Aplicativo pode ser baixado em smartphones com sistema operacional Android e IOS

Os usuários já podem baixar, a partir desta terça-feira (21), o aplicativo da CNH Digital em Alagoas. A versão está disponível para smartphones com sistema operacional Android e IOS. Com isto, o Detran inicia a implantação da Carteira de Habilitação Eletrônica no estado.

A confirmação foi dada, àGazeta de Alagoas, pela assessoria de comunicação do órgão de trânsito em Alagoas.Clique aqui e baixe o aplicativo

Leia também

A direção do Detran já havia adiantado que o software da CNH Digital de Alagoas havia passado em todos os testes, realizados no começo do mês, no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública, localizada em Brasília e que é responsável por legitimar a implantação do documento eletrônico em todo o País.

"O documento de habilitação é imprescindível para se apresentar em qualquer ambiente. A grande facilidade é que, hoje em dia, pode-se esquecer qualquer documento, mas o celular as pessoas se esforçam para não deixar em casa. Com o aparelho portando a CNH Digital, a tendência é que se facilite, e muito, a vida do condutor", afirmou Antonio Carlos Gouveia, diretor-presidente do Detran/AL.

A CNH Digital está pronta desde setembro, quando havia a possibilidade de ela ser lançada em um evento que contou com a presença do representante do Ministério da Transparência em Alagoas. Na ocasião, não foi possível por falta de autorização do Denatran. Novos testes também foram necessários para evitar fraudes e garantir, com isso, a segurança dos usuários.

Nos procedimentos feitos no começo do mês, já foi possível cadastrar cinco CNHs no aplicativos, sem qualquer intercorrência. Para habilitar a eletrônica, o condutor precisará ter um smartphone e a carteira modelo novo com o leitor de QR-Code. Ele baixa o aplicativo em casa mesmo e segue as etapas até ficar devidamente regularizado.

"O condutor terá, então, três opções: poderá utilizar a CNH Digital, a impressa ou as duas ao mesmo tempo. Quando o agente de trânsito visualizar o código de barras poderá acessar eletronicamente todas as informações relativas ao condutor e ao documento, inclusive consultar se há infrações e pontos perdidos", explicou o diretor-presidente do Detran/AL.

A previsão do órgão é fechar o ano com cerca de 50 mil CNHs Digitais devidamente habilitadas em Alagoas. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas, a inovação tecnológica também permitirá uma fácil validação eletrônica, recuperação do documento e oferece outra vantagem: maior durabilidade.

Segundo Antônio Carlos Gouveia, o processo de implantação do documento eletrônico no estado é concomitante a outro que está em andamento, que é o sistema de talonário eletrônico, a ser adotado em Alagoas na próxima semana, também. Neste caso, há uma expectativa de o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Por meio deste mecanismo, será possível registrar as informações de uma blitz, por exemplo, com mais agilidade. A infração será reproduzida na hora ao condutor. A previsão do Detran é, com o talão digital, economizar nos custos com papel.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X