Tartarugas marinhas iniciam período de desova e Biota recomenda cuidados
Instituto registrou primeira desova em Maceió; recomendação é de que a população entre em contato com o Biota durante o período
O Instituto Biota de Conservação registrou na noite de quinta-feira (5) a primeira ocorrência reprodutiva de tartaruga marinha na praia de Cruz das Almas, em Maceió. O instituto foi informado por populares sobre a desova. O presidente do Biota, o biólogo Bruno Stéfanis, explica que o período de setembro a março, as tartarugas deixam o mar para desovar na areia. Entre 45 a 50 dias, os filhotes deixam os ovos e são direcionados ao seu habitat natural.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

O Biota é responsável pelo monitoramento das desovas e encalhes das tartarugas marinhas nas regiões da Barra de São Miguel; Francês, em Marechal Deodoro; Mirante da Sereia, em Maceió; até a praia de Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio.
Leia também
O instituto recomenda que durante o período em que as tartarugas marinhas saem do mar para enterrar os ovos na areia da praia, a população entre em contato com o Biota. "Deixar o animal fazer a desova é fundamental. Evitar fazer fotos com flashes também é importante para não assustar as tartarugas. A forte iluminação faz com que o animal retorne ao mar e não ponha seus ovos", esclarece Bruno Stéfanis.
Para entrar em contato com Instituto Biota de Conservação é simples e fácil: basta ligar para 82 - 9 9115-2944; 9 9115-5516; e 9 8815-0444. Existe ainda o aplicativo Biota Mar. Nele, é possível comunicar a ao instituto sobre as desovas e encalhes das tartarugas marinhas.


Prisão de influenciador vira munição em disputa entre JHC e Paulo Dantas

PL de AL aposta em ex-vereador para liderar juventude do partido

Inauguração de avenida em Arapiraca mobiliza lideranças e sinaliza articulação política

Antigos rivais, Sérgio Lira e Marcos Madeira se juntam em apoio a JHC
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) atua, desde 2015, como parceira das ações executadas pelo Instituto Biota. A secretaria do Governo de Alagoas contribui efetivamente para a logística da equipe de biólogos, a exemplo do deslocamento para chegar até os locais onde se constate a presença das tartarugas marinhas.
