Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Em vídeo no Twitter, Temer faz propaganda de 'boas notícias' da economia

Presidente divulgou vídeo sobre os números do desemprego apurados pelo IBGE. Para Temer, empregos estão voltando

O presidente Michel Temer usou o Twitter nesta segunda-feira (2) para fazer propaganda de "boas notícias" na área econômica.

Em vídeo publicado no Twitter, Temer destacou a geração de empregos formais e informais no país, que registrou 13,1 milhões de desempregados no trimestre encerrado em agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia também

"Mais de 1 milhão e 300 mil pessoas entraram no mercado de trabalho no último trimestre. Vemos, sem dúvida, sinais de retomada consistente da economia", afirmou o presidente na gravação.

Na semana passada, o IBGE informou, por meio da pesquisa Pnad Contínua, que o desemprego ficou em 12,6% no trimestre que terminou em agosto. No período, o país tinha 13,1 milhões de desempregados, queda de 4,8% em relação ao trimestre que se encerrou em maio.

Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, na comparação com o mesmo período do ano passado, houve aumento no total de desempregados no país - 1,1 milhão de desempregados a mais.

A melhora na ocupação foi puxada pela informalidade e pelas contratações no setor público, conforme a pesquisa. O número de empregados sem carteira assinada cresceu em 2,7% na comparação com maio e 5,4% na comparação com agosto do ano passado.

De acordo com o IBGE, o número de carteiras de trabalho assinadas no Brasil se manteve estável em relação a maio (33,4 milhões). Na comparação com o mesmo período de 2016, houve queda de 2,2%, ou seja, foram 765 mil trabalhadores a menos com carteira assinada neste ano.

O presidente afirmou que a geração de emprego vai seguir em alta com a entrada em vigor da legislação resultante da reforma trabalhista.

Salários

Temer declarou na gravação que o valor dos salários está sendo mantido. "As famílias poderão continuar a consumir mais e mais e isto estimula o crescimento da economia gerando mais e mais empregos", disse.

O presidente também destacou que é preciso "buscar os milhões de empregos perdidos desde 2015".

Conforme o IBGE, o rendimento recebido pelas pessoas ocupadas no país ficou estável em relação ao trimestre móvel de março a maio e também frente ao mesmo trimestre do ano passado, em R$ 186,7 bilhões.

'Agenda positiva'

A propaganda sobre a geração de empregos faz parte da "agenda positiva" que o Palácio do Planalto tenta dar andamento.

Conforme apurou o G1, Temer tenta reverter a baixa popularidade e fortalecer a defesa dele junto aos deputados federais, que decidirão se a Câmara dos Deputados autorizará o Supremo Tribunal Federal a analisar a denúncia contra o presidente.

Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral) foram denunciados pela Procuradoria Geral da República pelos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa. O avanço da acusação ao STF depende do aval da Câmara.

A agenda positiva também passa por entrega de obras e anúncios de investimentos. Na quarta-feira (4), conforme a assessoria da Presidência, está prevista a ida de Temer a São Bernardo do Campo (SP) para cerimônia de entrega de 222 ambulâncias do Samu.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X