Mais uma baleia Jubarte encalhou no litoral alagoano, na manhã desta quinta-feira (07). Desta vez, o fato ocorreu na Praia de Pajuçara, próximo ao Hotel Enseada. Equipes do Instituto Biota de Conservação se deslocaram para a região, a fim de identificar as causas da morte.
Em menos de dois meses, este é o oitavo caso de encalhe de Jubarte registrado no litoral alagoano. O mais recente aconteceu na última segunda-feira (04), na Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel.
Leia também
Recentemente, a bióloga Waltyane Tenório explicou que uma série de fatores está sendo investigada sobre as causas dos encalhes ocorridos no Brasil, nestes últimos meses. Ela destaca que a hipótese que vem sendo muito debatida é a influência das mudanças climáticas.
"O aquecimento global tem alterado a disponibilidade de krill - um pequeno crustáceo que é o alimento da espécie - na Antártica. Isso pode fazer com que os animais cheguem no Brasil mais fracos, já que não tiveram muito alimento. E as fêmeas, por estarem mais fracas, não conseguem amamentar e cuidar dos filhotes", esclareceu.
