Alagoas sediou, entre os dias 17 e 19 deste mês, em Piranhas, um evento nacional que debateu temas, como o impacto ambiental do uso de agrotóxicos, a qualidade dos cursos de ensino a distância, entre outros. A Sociedade dos Engenheiros Agrônomos de Alagoas (Seagra) esteve presente na 3ª Reunião Ordinária da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO),
Na ocasião, o presidente da Seagra, engenheiro Fábio Leite, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância dos debates que visam fortalecer o agronegócio e, com isso, valorizar a atividade que tem sustentado a economia brasileira.
Leia também
À frente da entidade desde maio deste ano, Leite elencou a troca de experiências e a elaboração de propostas como o ponto ápice do encontro. "Outro quesito importante diz respeito à fiscalização, que deve ocorrer de forma integrada", afirmou o também músico, funcionário público e presidente estadual do Prona/AL.
A CCEAGRO é o órgão colegiado do Sistema Confea/Crea que tem por objetivo discutir e propor providências, inclusive de cunho normativo, voltadas para a uniformização de procedimentos que visem à unidade de ação no território nacional, maximizando a atuação dos Creas e de suas câmaras especializadas.
Em Piranhas, os debates ocorreram no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, palco de palestras como a ministrada pela promotora de Justiça Lavínia Fragoso, que tratou da atuação em conjunto com órgãos como IMA, Ibama, polícia ambiental, entre outros. Já no último dia de debates, na sede do CREA/AL, em Maceió, foi a vez de o coordenador da Frente Parlamentar Mista da Infraestrutura e Desenvolvimento do Congresso Nacional, deputado federal Ronaldo Lessa (PDT-AL), fazer um balanço das atividades executadas em Brasília.
Também foram expostos relatórios dos grupos de trabalho sobre ensino superior e crédito rural, além de cartilha sobre receituário agronômico destinada aos profissionais responsáveis técnicos. Por fim, os participantes percorreram trecho do Rio São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, e realizaram algumas visitas técnicas.
"Ainda estivemos na CHESF, no Canal do Sertão em Delmiro Gouveia, e numa área de produção agropecuária com sistemas convencionais e irrigados em Água Branca, município que já é servido com água do canal", recordou Fábio Leite, destacando também a necessidade de o trabalhador se reinventar no presente cenário de crise.
"Estamos sempre atentos às oportunidades de capacitação. Neste mês, também participamos de um workshop sobre planejamento financeiro, ministrado pelo engenheiro civil Ronaldo Patriota. É desta forma, com uma gestão democrática, participativa e transparente, que trabalhamos para reerguer a entidade. Vamos resgatar a credibilidade da nossa Seagra, abraçando a bandeira do piso salarial e exigindo a realização de concursos públicos", defendeu Fábio Leite, que reforça o convite a todos os engenheiros agrônomos do estado. "Filiem-se à Seagra. Juntem-se a nós".