Uma combinação que dá certo: sopa e inverno. O Bem Estar desta segunda-feira (10) falou sobre esse prato tão apreciado em dias frios. Mas sopa engorda? Quais os melhores acompanhamentos? Para tirar essas dúvidas, convidamos o endocrinologista Bruno Halpern e a nutricionista Rosana Raele.
A sopa é a protagonista do inverno, só que é preciso ficar atento durante as escolhas. Um prato que parece inofensivo pode ter mais calorias do que uma refeição completa, dependendo dos acompanhamentos. Segundo a nutricionista, sopa não é sinônimo de restrição alimentar ou preparação emagrecedora. Pelo contrário, ela pode ser muito calórica e rica em gorduras e sal.
Leia também
Caldos de carne, frango, sopa de tomate, por exemplo, são leves, com baixa caloria e podem ser servidos como uma entrada. Já a sopa de feijão com macarrão contém aproximadamente 400 calorias. Se colocar bacon, queijo ralado e pão, o prejuízo pode ser dobrado.
A sopa pode ser a refeição principal, desde que consiga conter vários grupos alimentares para atender às necessidades nutricionais: proteína, carboidrato, vegetais e leguminosas. Chia, linhaça, aveia podem deixar a sopa mais rica em fibras.
Ingredientes como creme de leite, queijos gordos, manteiga, carnes gordas (paio, linguiça, bacon) e o uso excessivo de carboidratos (massa, batata, arroz), croutons, bacon, podem engordar. Já as sopas com legumes e verduras auxiliam na saciedade.
Sopas creme também são mais calóricas, principalmente se for à base de leite integral, margarina, manteiga, creme de leite e queijos gordurosas. Mas para quem gosta, há opções mais leves, como o creme de palmito. O segredo é utilizar o mínimo possível de gorduras. Nada de caldos industrializados, prefira os temperos naturais. Evite também sopas de pacote! Elas são ricas em sódio.