Com um desempate, a Santa Fé foi a grande vencedora da 18ª edição do Concurso de Quadrilhas Forró & Folia. A final levou 8 mil pessoas para o Ginásio do Sesi, na noite desta quarta-feira (22). A campeã irá representar Alagoas no Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, no dia 25, em Goiana, Pernambuco.
Na contagem de votos, a quadrilha empatou com a 'Amanhecer no Sertão'. O critério utilizado para o desempate foi o figurino.
Leia também
Com 178 integrantes, entre dançarinos, equipe técnica e banda, a quadrilha junina homenageou o tricentenário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, com o espetáculo "300 Anos de Fé na Santa".
O Forró e Folia é uma realização da Organização Arnon de Mello (OAM). Participam também da organização do evento a Liga de Quadrilhas Juninas de Alagoas (Liqal), a Federação do Comércio (Fecomércio), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Prefeitura de Maceió.

Apresentações
A última noite do campeonato "esquentou" o público que compareceu ao Ginásio do Sesi. Após um pedido de apelação apresentado pela direção da quadrilha 'Dona Dadá', a Liga de Quadrilhas Juninas de Alagoas (Liqal) reconsiderou a desclassificação e o grupo junino participou da final do concurso Forró e Folia.
A primeira finalista a se apresentar foi a 'Luar do Sertão', que trouxe o enredo "Sob a luz da Luar". Para José Cláudio, presidente do grupo, o que ficou da apresentação foi a satisfação do público. "A vitória de hoje representaria o resultado de uma soma de trabalhos. Quando viemos competir, pensamos mais na apresentação, no que o público vai achar, do que o resultado em si. Se o público está satisfeito, para nós da Luar é maravilhoso".
Após a apresentação, os integrantes da quadrilha "abriram mão" do prêmio e convidaram a torcida para dançar no arraiá.

Karla Crispin levou o filho Wesley Crispin, de 4 anos, para assistir o concurso pela primeira vez. "Sempre que posso venho assistir as apresentações, e dessa vez trouxe ele".
A quadrilha junina 'Do Amor', trouxe o enredo "Damas da noite no céu". O presidente Junior Calheiros, explicou que neste ano a proposta foi ousada e arriscada. "A gente veio com uma expectativa muito boa desde o ano passado. Nos preparamos e viemos para causar. Eu arrisquei no projeto", explicou.

A terceira finalista a se apresentar foi a Forró Baião. O enredo foi os 200 anos de Alagoas e apresentou o coco, guerreiro e pastoril. O presidente da quadrilha, Vandilson Barreto, falou sobre a felicidade de se apresentar no grupo das finalistas. "Foi a segunda vez que fomos finalistas e a ansiedade foi grande, apostamos muito neste tema".

A 'Amanhecer no Sertão' foi a quarta a se apresentar. A quadrilha empatou com a campeã, mas o quesito figurino entrou como desempate. Ela apresentou o enredo "Nordestern: Não adianta só lutar, para sobreviver tem que saber rezar".

A quadrilha junina 'Dona Dadá' encerrou a noite de apresentações da final da 18ª edição do Forró e Folia. Com o enredo "A dona dos mundos: dois mundos, duas histórias, uma paixão!", a quadrilha lutou para chegar a final. "Somos uma quadrilha nova, mas buscamos muito o título de campeã", destacou o vice-presidente, Washington do Nascimento.
