Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Seu cachorro é guloso? Conheça 5 dicas para lidar com o comportamento

Alguns cães comem tão rápido que chegam a vomitar logo após ingerir o alimento

Seu cachorro come demais? Parece desesperado quando recebe o alimento? Devora a ração em poucos segundos? Cães com esse comportamento podem ser vítimas da chamada polifagia (ou hiperfagia), uma fome excessiva que leva o animal a ingerir grandes quantidades de alimentos sólidos.

Segundo o adestrador e especialista em comportamento canino, Ricardo Tamborini, alguns cães comem tão rápido que chegam a vomitar logo após ingerir o alimento. ''A polifagia pode estar associada à ansiedade, estresse, depressão, carência afetiva ou a alterações hormonais. Esse distúrbio ocorre, na maioria dos casos, quando há dois ou mais animais convivendo no mesmo ambiente'', explica.

Leia também

''Cães com esse problema são geralmente carentes e muito competitivos, normalmente querendo os brinquedos só para eles e pedindo atenção o tempo todo. Normalmente, eles são identificados como os líderes da matilha'', lembra o especialista.

Existem maneiras de amenizar e, em alguns casos, até resolver esse problema. Por exemplo: alimentar o cão de duas a quatro vezes por dia, em pequenas quantidades.

Outra dica é esperar o cão se acalmar e exigir que ele obedeça algum comando em troca da refeição (sentar, deitar ou dar a patinha). Em seguida, sirva o alimento.

Também é importante alimentar primeiro os cães que não apresentam esse distúrbio. Depois, sirva aquele que tem a polifagia. Isso fará com que ele comece a aprender a controlar sua ansiedade.

Intensificar as brincadeiras, atividades físicas e o contato com o cão também é uma maneira de diminuir a compulsão por comida.

Por último, caso ainda tenha dificuldades, contrate um profissional adestrador ou passeador de cães. Os treinos e passeios diários farão o animal praticar exercícios físicos e, dessa forma, além de ficar mais regrado e cansado, evitará também a obesidade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X