Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Inchaço: aprenda a se livrar dele

Se você está se sentindo inchada por causa do verão ou dos excessos das festas, saiba que é possível se livrar dele fazendo alterações na rotina

Retenção de líquidos talvez seja o problema mais comum entre as mulheres. Todas nós já passamos por um momento em que nos sentimos mais inchadas, quando parece que o corpo simplesmente não quer abrir mão da água que ingerimos.

Esse inchaço depende de muitos fatores. Ele pode acontecer com quem toma a pílula anticoncepcional, em mulheres que estão grávidas ou que têm uma alimentação com muito sódio. No fundo, não existe um único fator determinante porque o sistema que cuida dessa parte do organismo está suscetível a muitas variáveis.

Leia também

Segundo Andrea Torres, fisioterapeuta dermato-funcional do W Spa, no calor a retenção de líquidos aumenta por uma questão muito simples: "Devido ao calor, os vasos sanguíneos se dilatam e tendem a ser menos eficientes na remoção dos fluidos dos líquidos", explica.

A alimentação, claro, também é um fator determinante dessa condição, ainda mais porque, ao contrário do sangue, o sistema linfático não conta com uma bomba como o coração para impulsionar a corrente. Ele funciona por si só e qualquer excesso pode desequilibrar essa balança.

"Explicando detalhadamente, os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de liquido que sai do sangue e banha as células (chamamos de linfa) ao contrário do sangue, que é impulsionado através dos vasos pela força do coração, o  sistema linfático não é um ?sistema fechado? e não tem bomba central, ou seja, ele depende exclusivamente da ação de agentes externos para poder circular, e os alimentos em  excesso, o consumo exagerado de sal na dieta, podem prejudicar todo esse mecanismo de troca e eliminação", diz a biomédica Mônica Batista.

É POSSÍVEL PREVENIR O INCHAÇO?

Sim, é possível. Mas depende de força de vontade e atenção redobrada na hora de se alimentar. A nutricionista funcional Flávia Cyfer explica que é preciso, por exemplo, reduzir o consumo de sódio, um dos maiores vilões do corpo e protagonista em casos de inchaço.

"Beber muita água e reduzir a ingestão de sódio, através da redução do sal de mesa e exclusão de temperos prontos da comida, utilizando sempre ervas e temperos naturais, são as regras básicas.

Uma boa pedida é trocar o sal refinado pelo sal rosa, que possui metade da quantidade de sódio por porção", diz ela.

Além disso, vale a pena fazer uma bateria de exames de rotina, sob supervisão médica, para saber exatamente a causa desse inchaço. Pode ser que você tenha algum tipo de alergia que impede a correta absorção de líquidos ou a sua eliminação. "É importante observar se existe alguma intolerância alimentar. Muitas vezes algum alimento que o nosso organismo não tolera e tem dificuldade em digerir e absorver de forma adequada, pode gerar inchaço e retenção hídrica. Ficar atenta às reações do corpo relacionadas ao que foi consumido e excluir alimentos suspeitos pode ser uma boa maneira de prevenir a retenção. Um bom profissional de nutrição também pode facilitar esse diagnóstico através de uma investigação alimentar e exames específicos".

Fazer dietas detox de tempos em tempos, uma vez por ano, por exemplo, também pode ser a chave para evitar essa condição, já que esse tipo de alimentação tem como objetivo tirar as toxinas do corpo e eliminar quaisquer excessos que estejam acumulados no corpo.

JÁ ESTOU INCHADA. E AGORA?

De acordo com Andrea, a drenagem linfática é a melhor opção para quem já está sofrendo de inchaço. A massagem incentiva o sistema linfático e ajuda a eliminar líquidos acumulados. Mesmo para quem sofre de inchaços periódicos - como durante a TPM ou apenas no verão - é uma forma de cuidar do corpo e diminuir essa sensação.

A endocrinologista Flávia Junqueira também explica que adaptar algumas coisas na alimentação é uma saída para o corpo já inchado. O chá de hibisco, por exemplo, é um aliado para eliminar toxinas e líquidos. Outros chás naturais, como o chá verde e de cavalinha, também funcionam como diuréticos naturais que podem ser tomados sem problemas.

Além disso, acrescentar alimentos como agrião, salsão, pepino, melancia, abacaxi e morango na dieta auxiliam e muito nessa tarefa. Isso, claro, somado a redução do consumo de sal.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas