Os candidatos que enfrentaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Maceió, neste domingo (6), avaliaram o resultado do segundo dia como positivo. O tema da redação surpreendeu muitos estudantes e as questões objetivas foram consideradas 'mais fáceis que o ano passado'. Neste domingo (6), os candidatos se submeteram às provas de Linguagens, Matemática e Redação.
Wender Nascimento, de 31 anos, que pretende cursar Direito, disse que a prova estava mais objetiva e o tema da redação foi uma surpresa. "Pensei que ia ser algo relacionado a política. Foi inesperado, mas eu gostei. As questões estavam mais objetivas, mas os textos continuam sendo extensos. Agora é esperar o resultado".
Leia também
Para alguns estudantes, as questões de Linguagem tinham muitos textos grandes. "As questões foram mais objetivas, tirando Linguagem, que ainda teve muitos textos e todos grandes", falou Bruna Letícia, de 19 anos, que ainda não escolheu o curso que pretende ingressar.

O estudante Matheus Brandão, de 17 anos, disse que acreditava que o tema da redação seria relacionado com mobilidade urbana, mas, apesar da surpresa, ele acredita que conseguiu desenvolver uma boa redação.
Já com relação as questões objetivas, Matheus classificou as de Geografia, História e Sociologia como mais fáceis que o ano passado, mas as das demais disciplinas estavam complexas.
Felipe Peixoto, de 18 anos, ainda não decidiu qual curso deverá seguir, mas disse que o tema da redação não o surpreendeu. "Já tinha feito uma redação com esse tema e foi mais tranquilo".

1º dia
Os candidatos que enfrentaram as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficaram divididos. Alguns consideraram a prova mais fácil em relação ao ano passado e outros falaram que o nível foi alto.
No primeiro dia, aconteceram as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já neste domingo, ocorrem as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Mais de 136 mil alagoanos participam do Exame Nacional do Ensino Médio. O exame acontece, simultaneamente, em 347 escolas públicas e privadas da capital e do interior e é a principal porta de entrada para universidades no Brasil.
Gabarito
O gabarito oficial será divulgado na quarta-feira (9), segundo comunicado divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). "Os gabaritos das provas serão divulgados na quarta-feira, 9, na Página do Participante, na internet, e por meio do aplicativo Enem 2016".