Um grupo de pelo menos 15 mulheres de reeducandos bloqueou um dos sentidos da BR-104, nas proximidades da entrada do sistema prisional de Alagoas, depois que elas foram impedidas de visitar os parentes presos. Equipes do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd) estiveram no local e negociaram a liberação da via.
O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas, Kleyton Anderson, esclareceu que a categoria não está liberando a visitação na totalidade durante o fim de semana. A classe segue a orientação para somente atuar dentro dos padrões da legalidade. A entidade justifica que seriam necessários mais agentes para garantir a segurança nas unidades prisionais nestas visitas.
Leia também
Como, neste sábado, parte dos familiares que tentavam visitar os detentos não conseguiu entrar, algumas mulheres se revoltaram e decidiram bloquear a pista, interrompendo a passagem de veículos.
A supervisão do BPGd informou, àGazetaweb, que a situação estava sob controle e as mulheres foram orientadas a retornar ao sistema prisional em outra oportunidade.
Pela manhã, a Secretaria de Estado de Segurança Pública informou, por meio da assessoria de imprensa, que as visitas estariam garantidas. Uma reunião com a cúpula da pasta estabeleceu a estratégia para assegurar o procedimento.
No entanto, os agentes disseram que manteriam uma espécie de operação padrão. O serviço seria feito com lentidão e somente quando tivesse respaldo na lei.