Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Marcinho sabe o caminho do acesso; oito anos depois, tenta repetir a dose

Único remanescente da campanha da Série C de 2008, meia assume a condição de titular durante o campeonato e divide os aprendizados com o atual elenco

Por Murilo Borges

Tudo em um só lugar.

Receba as principais notícias do Gazeta Esportes no WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Muita gente do elenco do Guarani sabe o gosto de conquistar um acesso da terceira para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Mas só um tem o sabor de subir com a camisa do Guarani. A conquista de 2008 segue viva na memória de Marcinho, único remanescente daquele grupo que faz parte do elenco atual. Só que o fato de já ter ajudado o Bugre não muda a vontade de repetir a dose nesta temporada.

Leia também

Um dos mais experientes do time em 2016, Marcinho era uma promessa na versão do Guarani de oito anos atrás. Jogava como armador, com a função de municiar o então artilheiro Fernando Gaúcho. O meia atuou em 19 dos 32 jogos do Bugre na Série C e fez três gols.

- São momentos que a gente guarda na nossa carreira. Foi um momento importante. Nas duas vezes que disputei o campeonato, tenho um título em 2007 [pelo Bragantino] e um vice pelo Guarani. A equipe foi encaixando, a torcida foi indo junto, e a gente conseguiu nosso objetivo na reta final. Lembro muito bem do último jogo aqui - disse o meia, que não atuou na partida do acesso por estar suspenso.

Shorts Youtube
Play
Goleiro do CSA, Wellerson desabafa após falha em empate com Jacuipense - 2/6/26

Goleiro do CSA, Wellerson desabafa após falha em empate com Jacuipense - 2/6/26

Play
CRB se reapresenta e inicia preparação para duelo contra o São Bernardo - 2/6/26

CRB se reapresenta e inicia preparação para duelo contra o São Bernardo - 2/6/26

Play
Aproximação existe, mas anúncio de aliança entre JHC e Alfredo Gaspar segue pendente

Aproximação existe, mas anúncio de aliança entre JHC e Alfredo Gaspar segue pendente

Play
Carlos critica falta de recai da direita sobre empresa do PCC em Goiás

Carlos critica falta de recai da direita sobre empresa do PCC em Goiás

Play
Operação em SP investiga ONG da produtora do filme sobre Bolsonaro

Operação em SP investiga ONG da produtora do filme sobre Bolsonaro

O regulamento de 2008 era bem diferente do atual. Para ficar com uma das quatro vagas na Série B do ano seguinte, o Guarani passou por quatro fases. Primeiro se classificou em um grupo com Madureira, Ituano e Linense. Seguiu em frente ao eliminar Ituiutaba (hoje Boa Esporte), Ituano e Noroeste. Na terceira fase, tirou de novo o Ituiutaba, assim como Marcílio Dias e Brasil.

A última etapa reuniu oito times: Guarani, Águia-PA, Campinense, Duque de Caxias, Brasil de Pelotas, Rio Branco-AC, Confiança e Atlético-GO. Todos se enfrentaram em turno e returno até definir os quatro que subiriam de divisão. O Bugre fez a segunda melhor campanha, com 21 pontos. O jogo do acesso foi diante da torcida: em um Brinco de Ouro cheio, a equipe dirigida por Luciano Dias fez 2 a 1 sobre o Águia de Marabá. Ambos os gols foram de Dairo.

- O começo é parecido (com o deste ano). A gente veio com um time do Paulista, teve algumas mudanças e a gente foi encaixando. Tinham as dúvidas se o time ia subir. Foi dando liga e deu conta. Esse ano foi parecido, o time foi encaixando com a chegada de algumas peças. A comissão técnica tem um dedo importante para encaixar. O grupo é bastante bom, parecido com o de 2008. Tem tudo para dar certo - afirmou o meia, hoje com 31 anos.

A experiência da campanha na Série C faz com que Marcinho conheça o que o Guarani vai enfrentar, diferentemente de alguns companheiros. Pela primeira vez desde que foi rebaixado novamente, o Bugre se classificou para o mata-mata. Para confirmar o acesso, é preciso superar o ASA em duas partidas - sábado, em Arapiraca, e na semana seguinte, em Campinas. Depois de batalhar pelo seu espaço, o meia estará em campo, com a promessa de ser ainda mais útil.

- O Marcinho daquela época tinha um título, mas não uma bagagem, uma visão de jogo que hoje eu tenho. Estou mais maduro. Isso tem me ajudado e vai ajudar a equipe do Guarani, com certeza. Sempre respeitei as opções da comissão. Foi assim em todos os clubes que passei. Cheguei, consegui meu espaço e, a partir disso, não dei brecha para ninguém. Quero mostrar meu trabalho.

Tags

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas