Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Bronze! Bruna conquista a 1ª medalha de uma brasileira no tênis de mesa

Na decisão do 3º lugar da classe 10, atleta supera Sophie Walloe por 3 a 0 e junta-se a três homens como medalhistas do país em Paralimpíadas

Vencer a dinamarquesa Sophie Walloe, quinta melhor jogadora do mundo, embora difícil, não era impossível. Bruna Costa Alexandre foi além: superou a rival nesta terça-feira, no Riocentro, e fez história. O triunfo por 3 a 0 (11/2, 13/11 e 11/8) lhe rendeu a medalha de bronze na classe 10 do tênis de mesa. A primeira de uma mulher brasileira na modalidade em Jogos Paralímpicos. Até então, as únicas medalhas do país haviam sido conquistadas por homens. Luiz Algacir e Welder Knaf, em Pequim 2008, por equipes, e Israel Stroh, na Rio 2016, na classe 7, levaram a prata.

O bronze de Bruna foi a 43ª medalha do Brasil na Paralimpíada do Rio - igualando a campanha do país nos Jogos de Londres 2012 e ficando a quatro pódios do desempenho em Pequim 2008.

Leia também

Bruna, que precisou amputar o braço direito após uma injeção mal aplicada aos seis meses de vida, fez uma campanha dentro do esperado. Atual terceira no ranking da federação internacional, chegou à semifinal após o segundo lugar no Grupo A: venceu a australiana Andrea Mcdonnel e a croata Mirjana Lucic, mas perdeu para a chinesa Qian Yang. Na partida que valia vaga à final, caiu de pé: fez jogo duro diante da lenda Natalia Partyka, polonesa tricampeã paralímpica. O 3 a 2 representou os dois primeiros sets perdidos pela europeia, sem ser em final, em toda a sua trajetória nos Jogos.

DANIELLE  RAUEN FICA NO QUASE

Antes de Bruna, outra brasileira disputou a medalha de bronze: Danielle Rauen, na classe 9. A derrota para a polonesa Karolina Pek foi amarga: a atleta da casa abriu 2 a 0 e chegou a ter vantagem de 7/4 no terceiro set.

- Comecei muito bem, mas depois ela acostumou com o meu jogo, e passou a pegar as minhas bolas. Não consegui mais dificultar as coisas para ela. A mão dela ficou boa, e a partida mudou. Eu joguei bem, dei a minha vida. Ficou um gosto que dava para ganhar. Meu erro foi ter pensado no final da partida, mas joguei bem - avaliou Dani, diagnosticada com artrite reumatoide, que gera atrofia muscular e degeneração das articulações.

Dani, campeã do Parapan-Americano, em 2015, no Canadá, é a atual oitava no ranking mundial - a polonesa, a quarta. O quarto lugar, porém, foi avaliado como positivo. A campanha dela surpreendeu:

- Eu estou feliz pelo o que realizei na competição. Espero ganhar a medalha em Tóquio. Vou treinar mais, vou me dedicar para ganhar lá.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas