Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Cunha pede ao STF para suspender votação sobre cassação na Câmara

Defesa também pede possibilidade de fatiar a pena, como feito com Dilma

O deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) apresentou nesta sexta-feira (9) uma nova ação ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da votação na Câmara que pode levar à cassação de seu mandato, marcada para a próxima segunda-feira (12).

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Na mesma ação, o peemedebista pede ainda que a cassação seja decidida na forma de um "projeto de resolução". Sob esse formato, os deputados poderiam, em tese, fatiar a pena, para decretar a perda do cargo, mas manter os direitos políticos de Cunha, a exemplo do que o Senado decidiu no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Leia também

A ação inclui um pedido de decisão liminar (provisória), que pode ser concedida de forma mais célere pelo ministro Luiz Edson Fachin, sorteado como relator do caso.

Em junho, o vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA) decidiu que a cassação de Cunha seria decidida no plenário na forma de um parecer. A defesa contesta essa decisão, citando normas internas da Casa que obrigam a votação na forma de projeto de resolução.

Shorts Youtube
Play
CSA se prepara para final da primeira fase da Série D - 4/6/26

CSA se prepara para final da primeira fase da Série D - 4/6/26

Play
ASA negocia saída de zagueiros do elenco - 3/6/26

ASA negocia saída de zagueiros do elenco - 3/6/26

Play
Ufal cresce e sobe 15 posições em avaliação internacional

Ufal cresce e sobe 15 posições em avaliação internacional

Play
Polícia investiga cemitério clandestino em Coruripe

Polícia investiga cemitério clandestino em Coruripe

Play
Áudios revelam ordem para PTK se infiltrar na política de Maceió

Áudios revelam ordem para PTK se infiltrar na política de Maceió

Argumenta que, na forma de parecer, os deputados estariam limitados a uma decisão "binária", pela aprovação ou rejeição da cassação, sem poder "agravar ou abrandar" a punição.

Processo de cassação

Eduardo Cunha responde por quebra de decoro parlamentar sob a acusação de que mentiu na CPI da Petrobras sobre a existência de contas na Suíça em seu nome. Além do processo que tramita na Câmara, ele é alvo de ação penal no STF. A Procuradoria Geral da República afirma que ele usou contas no exterior para lavar dinheiro desviado da Petrobras.

O processo que investigou Cunha no Conselho de Ética da Câmara foi instaurado em novembro do ano passado a partir de uma representação do PSOL e da Rede. Em razão de sucessivas manobras levadas a cabo por um grupo fiel de aliados, Cunha conseguiu estender o andamento do processo.

Em maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, em uma decisão inédita, afastá-lo da presidência da Câmara e também suspender o seu mandato parlamentar por entender que ele estaria usando o cargo para interferir nas investigações contra ele. Cada vez mais isolado politicamente, Cunha acabou renunciando ao cargo de presidente em julho.

Decisões anteriores do STF

Desde o fim do ano passado, Cunha já apresentou seis ações para questionar o processo contra ele na câmara.

Veja quais são:

- Em dezembro de 2015, o ministro Luís Roberto Barroso rejeitou um pedido de Eduardo Cunha sobre mudança de relator no Conselho de Ética por entender que era questão interna. Cunha alegou que ele poderia pedir mudança de relator ao próprio vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão, mas que, diante do contexto atual, no qual ele é alvo de questionamentos, o ideal era recorrer ao Judiciário. Cunha acabou fazendo o pedido ao vice-presidente.

- Em fevereiro, Barroso negou pedido para suspender processo no Conselho de Ética. Depois disso, em maio, ele foi  afastado do cargo por decisão do STF.

-  Cunha entrou com dois habeas corpus para tentar garantir ida ao Congresso para se defender no processo de Cassação. Em uma das ações, Barroso rejeitou pedido do parlamentar que queria comparecer à Câmara e considerou que ele não poderia abordar colegas.

- Depois, no segundo HC, Teori Zavascki liberou Cunha para ir ao Congresso se defender, desde que comunicasse previamente ao STF.

- Em agosto, Cunha voltou a recorrer ao STF. Barroso negou a liminar e, nesta semana, o plenáiro do STF, por 10 a 1, rejeitou suspender o processo no Conselho de Ética.

Tags

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas