Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > diversão & variedades > TV E CELEBRIDADES

'Aquarius' concorrerá com 15 filmes para representar o Brasil no Oscar

'Mais forte que o mundo' e 'Chatô' também disputam; veja a lista completa

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou a lista de filmes inscritos para tentar representar o Brasil no Oscar 2017. Ao todo, 16 longas vão tentar a vaga. Um deles é "Aquarius", do diretor Kléber Mendonça Filho e protagonizado por Sonia Braga, que concorreu no Festival de Cannes.

Também concorrem "Chatô - O Rei do Brasil", de Guilherme Fontes; "Mais forte que o mundo - A história de José Aldo", de Afonso Poyart; "O roubo da taça", de Caíto Ortiz; "A despedida", de Marcelo Galvão;  "O outro lado do paraíso", de André Ristum; "Pequeno segredo", de David Schurmann; e o documentário "Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil", de Belisario França.

Leia também

O MinC informa que o vencedor será anunciado no dia 12 de setembro em cerimônia especial na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Recentemente, duas produções abriram mão de se inscrever justamente em apoio a "Aquarius". Primeiro, a equipe de "Boi Neon", de Gabriel Mascaro, saiu da corrida. Depois, a diretora Anna Muylaert, de "Que horas ela volta?", fez o mesmo ao deixar de fora o seu filme mais recente, "Mãe só há uma".

O filme que parecer partir como favorito é realmente "Aquarius", que recebeu críticas elogiosas em Cannes ajudado também pelo sucesso do primeiro filme de seu diretor ("O Som ao Redor") e pelo retorno à grande tela, aos 65 anos, de Sônia Braga.

O filme, no entanto, se cercou de polêmica desde que seus protagonistas aproveitaram a exibição em Cannes para fazer um protesto contra o agora presidente Michel Temer, que na semana passada substituiu definitivamente Dilma Rousseff.

Em sessões no Rio no final de semana, o filme foi aplaudido e ovacionado aos gritos de "Fora Temer". Fontes do MinC Cultura garantiram que tais incidentes não devem influenciar na escolha do filme que representará o Brasil no Oscar.

O período de inscrições terminou em 31 de agosto, mas a lista definitiva só foi anunciada nesta segunda após a análise de toda a documentação e do material apresentado por cada postulante.

"No ano passado foram inscritos nove filmes. Este ano é quase o dobro", afirmou o secretário de Audiovisual do Ministério de Cultura, Alfredo Bertini, ao destacar o aumento da produção cinematográfica brasileira e o crescimento do interesse dos produtores por uma indicação ao prêmio em Hollywood.

Os integrantes do júri, segundo o comunicado, foram escolhidos por seus "currículos robustos" e por "representar diversos períodos da cadeia produtiva do audiovisual no Brasil".

"Confiamos totalmente na imparcialidade e na capacidade da comissão avaliadora. Será um trabalho difícil porque a safra de filmes brasileiros está excelente", declarou o ministro da Cultura, Marcelo Calero, citado no comunicado.

Veja, abaixo, a lista de inscritos para representar o Brasil no Oscar 2017:

"A bruta flor do querer", de Andradina Azevedo e Dida Andrade

"A despedida", de Marcelo Galvão;

"Aquarius", de Kléber Mendonça Filho

"Até que a casa caia", de Mauro Giuntini

"Campo Grande", de Sandra Kogut

"Chatô - O Rei do Brasil", de Guilherme Fontes

"Mais forte que o mundo - A história de José Aldo", de Afonso Poyart

"Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil", de Belisario França

"Nise ? O coração da loucura", de Roberto Berliner

"O começo da vida", de Estela Renner

"O outro lado do paraíso", de André Ristum

"O roubo da taça", de Caito Ortiz

"Pequeno segredo", de David Schurmann

"Tudo que aprendemos juntos", de Sérgio Machado

"Uma loucura de mulher", de Marcus Ligocki Júnior

"Vidas partidas", de Marcos Schetchman

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas