Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Ágatha e Bárbara ficam com a prata no vôlei de praia

As alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst fazem seu melhor jogo na competição, vencem por 2 a 0, e são as campeãs olímpicas do vôlei de praia no

Se as previsões antes da Olimpíada colocavam Larissa e Talita, do Brasil, e Walsh e Ross, dos Estados Unidos, como as principais candidatas ao ouro olímpico, elas certamente não levaram em consideração a força da dupla alemã formada por Laura Ludwig e Kira Walkenhorst. As vibrantes Ágatha e Bárbara Seixas que, na semifinal, bateram a tricampeã olímpica dos EUA e sua parceira medalhista de prata em Londres 2012 em um jogaço, sentiram na pele a fúria das europeias nesta quarta-feira, nas areias de Copacabana, na final das disputas do vôlei de praia. Elas pararam no paredão de Kira e na técnica impecável de Laura, que venceram por 2 a 0, parciais de 21/18 e 21/14, asseguraram o ouro e deixaram o Brasil com a medalha de prata. A parceria que foi campeã ampliou seu retrospecto positivo contra a dupla da casa para 5 a 1.

O vôlei de praia entrou no programa olímpico em Atlanta, nos Estados Unidos e, logo na primeira edição, o Brasil se tornou potência quando Jackie Silva e Sandra Pires ficaram com o ouro ao bater na final Mônica Rodrigues e Adriana Samuel, que levaram a prata, no dia 27 de julho de 1996. Foi a primeira e única medalha dourada das mulheres na história do país na Olimpíada. Um momento histórico não só para o vôlei de praia, mas para o esporte feminino brasileiro. Desde então, nesse naipe, as brasileiras sempre foram bem, mas bateram na trave, assim como o que acabou acontecendo no Rio de Janeiro, em 2016.

Leia também

Em Sydney 2000, Adriana Behar/Shelda perdeu de Nathalie Cook/Kerri Pottharst, donas da casa. De Atenas 2004 a Londres 2012, houve a era Walsh/May. Foram três ouros para os Estados Unidos em sequência. Walsh não sabia o que era perder na Olimpíada até os Jogos do Rio. Das terras brasileiras, sai com o bronze ao lado de Ross ao bater Larissa/Talita na disputa de terceiro lugar. Resta ao Brasil torcer por Alison e Bruno Schmidt, que fazem a final masculina nesta quinta-feira, às 23h59, contra Nicolai e Lupo, da Itália.

O JOGO

Com um toquinho de categoria, Babi fez o primeiro ponto do jogo. As alemãs deram o troco na sequência. A carioca voltou a marcar, e Ágatha ampliou no bloqueio. Laura recolocou a Alemanha no páreo, e Kira empatou no bloqueio. O placar ficou 6 a 4 para o Brasil após longo rali. O empate das europeias veio na falha da carioca, e a virada, em um ace. Babi se redimiu e empatou. Ágatha salvou duas vezes de forma espetacular e botou o Brasil na dianteira de novo em uma bomba sobre Kira, mas sua parceira errou o saque.

Laura fez o nono ponto na deixadinha, e o Brasil empatou com a carioca de largadinha. O jogo seguiu disputado, mas a Alemanha abriu dois pontos. A paranaense empatou. Num erro de levantamento de Walkenhorst, as rivais viraram. Faltou força para Ágatha, e as alemãs se aproveitaram: 15 a 13. Bloqueando muito, Kira ampliou. Babi falhou na largadinha, mas Laura fez o mesmo. O Brasil reagiu, e as alemãs acusaram um erro próprio em um ato de fair play. Mas a Alemanha foi quem teve o primeiro set point, só que Kira mandou o serviço fora. Laura fechou em 21 a 18 num toquinho na rede sem dar chance às brasileiras.

A Alemanha começou arrasadora na segunda parcial e chegou a abrir 6 a 1. A derrota no primeiro set, que foi disputado, abalou as estruturas de Ágatha e Bárbara Seixas. O público acreditou e empurrou. Elas reagiram e conseguiram chegar perto, mas o time adversário estava mesmo em um grande dia e, logo, retomou seu domínio. Laura e Kira se revezavam entre bloqueios, defesas e ataques espetaculares. As brasileiras tentavam, só que estava difícil de se conectar como aconteceu nos outros jogos do torneio e, principalmente, como aconteceu na semifinal contra Walsh e Ross. Dessa forma, o time europeu fechou a parcial em 21/14 e o confronto em 2 a 0, garantindo sua medalha de ouro.

Quanto às estatísticas, Laura marcou 12 pontos, sendo dois aces e 10 ataques, mas fez ainda sete defesas. Kira, por sua vez, brilhou no bloqueio. Ela marcou 21 vezes, sendo sete nesse fundamento, um no serviço e 13 em ataques. As brasileiras cederam nove pontos em erros. Ágatha marcou 13 pontos, sendo um de bloqueio, e fez cinco defesas. Babi terminou o duelo com 26, e um deles foi no bloqueio. A Alemanha falhou poucas vezes, apenas seis.

Depois do jogo, Bárbara disse que o resultado foi justo e falou do orgulho de ocupar um lugar no pódio.

- Esse meu desabafo é porque a gente jogou menos hoje. Elas aproveitaram melhor o vento e elas mereceram a vitória. Por outro lado, estou muito feliz e orgulhosa por nossa trajetória e por tudo que a gente fez. Sensação de dever cumprido. Sou muito agradecida a tudo que a gente viveu e construiu.

A TRAJETÓRIA DE ÁGATHA E BÁRBARA NO RIO

Imagem ilustrativa da imagem Ágatha e Bárbara ficam com a prata no vôlei de praia
| Foto: FOTO: Reuters

Ágatha e Bárbara iniciaram o campeonato olímpico na mítica Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, considerada o berço da modalidade, com o pé direito. Venceram Hermannová e Sluková, da República Tcheca, por 2 a 1 (19/21, 21/17 e 15/11); depois, bateram Ana Gallay e Georgina Klug, da Argentina, campeãs do Pan de Toronto 2015, pelo placar de 2 a 0, parciais de 21/11 e 21/17; Ainda na fase de grupos, perderam para as fortes Elsa e Liliana, por 2 a 0 (21/17 e 20/22). Dessa forma, passaram em segundo lugar para as oitavas de final.

Na primeira fase do mata-mata, vitória fácil sobre Wang e Yue, da China, por 2 a 0 (12/21 e 21/16). Nas quartas, jogão contra Ukolova e Birlova, da Rússia: 2 a 0 (23/21 e 21/16). Na semi, a inesquecível vitória sobre a tricampeã olímpica Kerri Walsh e sua parceira April Ross, por 2 a 0 (20/22 e 18/21), em uma verdadeira aula de energia, de determinação, de técnica e de voleibol. Na decisão, não repetiram a atuação do jogo anterior e perderam para Ludwig/Walkenhorst. Dessa forma, conquistaram a medalha de prata.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas