A primeira noite de apresentações das quadrilhas do concurso Forró e Folia começou com bastante animação. Três quadrilhas invadiram o ginásio do Sesi, localizado no Trapiche da Barra, e arrancaram os aplausos e elogios do público presente. Na noite deste sábado (11), se apresentaram as quadrilhas: Xodó e Xamego, Luar do Nordeste e Amanhecer do Sertão.
Os dançarinos Ingrid Lemos, 18 anos e Edson Henrique da Paz, 22 anos, representam a 'população' na quadrilha Xodó e Xamego, da cidade de Rio Largo. Eles são estreantes na equipe. "Este já é o quarto ano que dançamos quadrilha, mas na Xodó e Xamego é a primeira vez. Estamos numa expectativa imensa. Esperamos que dê tudo certo, pois estamos ensaiando desde setembro do ano passado", revela Edson. Este ano o grupo traz como tema "Sou Gente de Marinês". A homenageada da quadrilha é conhecida por interpretar grandes sucessos do forró.
Leia também
Para o marcador da Quadrilha Luar do Nordeste, da cidade de Messias, Cícero Ramos, o concurso representa uma oportunidade para mostrar ao povo a cultura nordestina. "Este ano nos estamos trazendo como tema 'Simplesmente São João'. Nós queremos resgatar a tradição e pregar a união junina", disse.
Stephanie Rodrigues, 26 anos, é a Bruxa-Rainha da quadrilha Amanhecer do Sertão, vencedora do concurso no ano passado. "Mais uma vez nós trazemos a inovação para o público. Nosso tema 'Amanhecer em Quadrinhos' foi pensado para surpreender. Estamos lutando pelo título novamente", contou ao dizer que os 120 integrantes começaram os ensaios em novembro do ano passado.
A aposentada Maria de Lourdes da Silva, disse que ficou emocionada com as apresentações. "É uma festa linda. Junho é o melhor mês do ano. Esse evento está de parabéns por não deixar morrer uma tradição tão bonita do nosso povo", observa.
Expectativa

Gilberto informou ainda que cada quadrilha tem 45 minutos para executar a coreografia. Sendo dez minutos para a entrada, 25 para a apresentação principal e 10 minutos para a saída. Cinco critérios serão avaliados pelos jurados: coreografia, originalidade, figurino, marcador e casamento. Cada um deles podem somar até dez pontos.
A jurada Roseane Conceição tem a missão de avaliar as quadrilhas, pelo segundo ano consecutivo. "É uma experiência incrível, pois estamos diante de um evento grandioso. Nossa responsabilidade é grande pois vamos julgar o resultado de um trabalho construído ao longo de um ano", analisa ao dizer que eles ficarão atentos a todos os detalhes durante as apresentações.
