Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

AMA diz que manutenção de veto prejudica saúde financeira de municípios

Associação cobra maior discussão por parte do Congresso sobre pauta municipalista

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) emitiu uma nota à imprensa, na tarde desta quarta-feira (25), em que classifica como uma derrota a rejeição do destaque do veto presidencial sobre o Projeto de Lei (PL) 2960/15, que trata da repatriação de recursos financeiros. O destaque pretendia permitir a divisão de metade do valor da multa arrecadada pela União com os Estados e Municípios, por meio de depósito nos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM).

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Segundo a AMA, com a decisão dos deputados, os municípios brasileiros perderam mais de R$ 2,6 bilhões, montante que poderia ser aplicado em áreas consideradas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura. A associação avalia que, enquanto os estados terão uma moratória para a dívida, os municípios seguem a abraçar mais atribuições e responsabilidades, seguidas de permanente arrocho e cada vez menos recursos.

Leia também

A Câmara dos Deputados rejeitou, por 162 votos a 129, o destaque do PT, PCdoB e PP contra o veto parcial. Com este resultado, a matéria não foi votada pelo Senado.

Mesmo com os compromissos firmados com o movimento municipalista, os deputados, reforça a AMA, seguiram a orientação do presidente em exercício Michel Temer. Segundo o governo interino, o item vetado trazia benefícios excessivos aos potenciais contemplados com as regras. O texto foi transformado na Lei 13.254/16.

Shorts Youtube
Play
CSA se prepara para final da primeira fase da Série D - 4/6/26

CSA se prepara para final da primeira fase da Série D - 4/6/26

Play
ASA negocia saída de zagueiros do elenco - 3/6/26

ASA negocia saída de zagueiros do elenco - 3/6/26

Play
Ufal cresce e sobe 15 posições em avaliação internacional

Ufal cresce e sobe 15 posições em avaliação internacional

Play
Polícia investiga cemitério clandestino em Coruripe

Polícia investiga cemitério clandestino em Coruripe

Play
Áudios revelam ordem para PTK se infiltrar na política de Maceió

Áudios revelam ordem para PTK se infiltrar na política de Maceió

Segundo o presidente da AMA, prefeito Marcelo Beltrão, esta foi uma grande derrota dos municípios, bancada por parlamentares "que até pouco tempo defendiam a nossa proposta de derrubar o veto". "Quem não esteve presente também não teve sensibilidade e consideração pelos municípios", comentou.

Os prefeitos também dizem que é "muito triste" ver deputados, "legítimos representantes da população dos municípios, votando contra o desenvolvimento, contra mais recursos que poderiam ser empregados em melhorias para os munícipes".

Já o secretário-geral da AMA e também terceiro vice-presidente da CNM diz, no entanto, que o resultado já era esperado. O inesperado, segundo ele, foram os posicionamentos dos deputados André Moura e Danilo Forte, integrantes do bloco municipalista e que, até a semana passada, lideravam o movimento para a derrubada do veto.

Todas as entidades municipalistas e a Confederação Nacional têm repudiado a posição dos deputados federais "que traíram a população, permitindo que o governo federal faça seu caixa, em prejuízo dos 5.570 municípios brasileiros".

Tags

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas