Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Com campanhas distintas, CSA e CRB chegam "iguais" à decisão do título

Azulão tenta o 38º título de sua história, mas Galo quer driblar desconfiança e chegar a 29ª conquista

Neste domingo (1), CSA e CRB disputam mais uma final de Campeonato Alagoano. Os dois maiores rivais do estado de Alagoas chegam à fase decisiva do Estadual após campanhas distintas. Contudo, por se tratar de um clássico, nenhuma das equipes se arrisca a assumir a condição de favorita, ignorando os números para fazer jus, dentro de campo, à expectativa da torcida.

Se, por um lado, o Azulão encantou até aqui com um futebol leve e compacto, por outro, o Galo penou para avançar até a grande decisão. Oscilou quando não devia, mas manteve certa regularidade que lhe garantiu na quinta final consecutiva, número que o enche de moral para mais um confronto eletrizante.

Leia também

Com uma campanha incontestável, para alguns, o time do Mutange até seria favorito, clima que, no entanto, parece passar longe do CT Gustavo Paiva, onde os comandados do técnico Oliveira Canindé têm preferido a política do "pés no chão". 

O atual campeão, por sua vez, tenta driblar a desconfiança, apegando-se ao histórico recente do clube que pode faturar mais um título sobre o arquirrival - o último foi em 2013, quando bateu o Azulão nos pênaltis. E como o CSA tem apenas a "vantagem" de ser o mandante no segundo jogo, o torcedor regatiano se enche de esperança, ainda a acreditar no poder de superação do time liderado por Mazola Júnior.

Campanha azulina

O CSA de 2016 começou a ser pensado ainda no ano passado, com a eleição do empresário Rafael Tenório para presidente do clube. Ao assumir, Tenório prometeu reestruturar o time do Mutange, de modo que o Azulão voltasse a disputar competições nacionais - o objetivo inicial, que era garantir a equipe nas copas do Brasil e do Nordeste, além de na Série D do Brasileiro, já foi alcançado.

O cartola comandou a montagem de um elenco com peças escolhidas a dedo pela diretoria e pelo técnico Oliveira Canindé, que retornou ao CSA com a missão de tentar o que não conseguiu em 2014, quando interrompeu a breve passagem - mesmo com boa campanha no Nordestão - para defender o América-RN. 

No Alagoano, o resultado veio logo no primeiro jogo oficial da temporada, com a equipe azulina vencendo o Penedense, em Coruripe, por 3 a 0.

Imagem ilustrativa da imagem Com campanhas distintas, CSA e CRB chegam "iguais" à decisão do título
| Foto: FOTO: Ailton Cruz / GAzeta de alagoas

De lá para cá, o time embalou uma sequência de cinco vitórias, interrompida no primeiro Clássico das Multidões do ano, que terminou empatado em 1x1. Mas o Azulão voltou a vencer, engatando nova boa sequência, de seis partidas, incluindo os dois importantes resultados sobre o maio rival. 

O time do Mutange só perdeu a sua invencibilidade de 13 jogos diante do Santa Rita, pela quarta rodada do hexagonal, quando derrotado, fora de casa, por 2x0. E para coroar a segunda fase do Estadual, o time ainda voltou a vencer o Galo, desta vez por 2 a 1.

Na fase de semifinais, o CSA enfrentou o surpreendente Murici, quase excluído da competição por causa do atraso na inscrição de seus atletas. Após dois jogos difíceis, o Azulão despachou a zebra e garantiu o tão sonhado calendário de competições.

E os números reforçam a boa campanha. O CSA já marcou 39 gols e ainda é o dono da defesa menos vazada da competição, com apenas 10 sofridos em 17 jogos.

Galo imprevisível

O CRB teve um início de ao promissor. O time que, no ano passado, fez a melhor campanha de sua história da Série B por pontos corridos - alcançou a 11ª colocação -, iniciou o Estadual como favorito à conquista do bicampeonato, mesmo com a saída de peças importantes, como os meias Gérson Magrão e Clebinho, além dos atacantes Zé Carlos e Maxwell. Isso porque o Galo se reforçou à altura, trazendo Dakson e Marcos Aurélio para o setor de meio-campo, enquanto dupla Lúcio Maranhão e Neto Baiano foram os reforços para o ataque.

Contudo, as contratações de impacto ainda não surtiram o efeito desejado, sobretudo pelo torcedor. Com três competições no calendário do primeiro semestre, o CRB sofreu com a maratona de jogos. O time que começou bem o Estadual, após golear o Murici por 5 a 1 e derrotar o ASA, em Arapiraca, por 2 a 0, começou a fraquejar, inclusive diante de adversários considerados "pequenos". 

E o sinal de alerta foi acionado quando da sofrida vitória sobre o Sete de Setembro, por 2 a 1. A pífia atuação foi um prenúncio da derrota que o time sofreria na sequência, para o Murici, no Estádio José Gomes da Costa, pela quarta rodada da fase de classificação.

Imagem ilustrativa da imagem Com campanhas distintas, CSA e CRB chegam "iguais" à decisão do título
| Foto: FOTO: Aílton Cruz / Gazeta de Alagoas

Porém, mesmo sem um time "encaixado", com o técnico Mazola Júnior, inclusive, a se indispor com setores da imprensa, o Galo seguiu conquistando aquilo que mais importa no futebol: as vitórias. E em meio à desconfiança, veio a 9ª rodada, o novo desafio contra o CSA, e a goleada por 4 a 1, o suficiente para aumentar a ira do torcedor alvirrubro. 

Para piorar ainda mais a situação, o Galo ainda foi derrotado pelo CSE, na última rodada da primeira fase. Ainda assim, classificou-se como líder isolado de seu grupo. As vitórias continuaram a vir, mas não ao ponto de convencer a torcida de que o time estava pronta para a disputa de mais um título. Eis que uma nova derrota em casa para o Murici, por 3 a 1, seguida de mais um tropeço diante do maior rival, esquentaram o clima no Ninho do Galo.

Após a boa campanha na Copa do Nordeste - foi eliminado pelo Sport nas quartas de final -, o Galo - que segue na disputa da Copa do Brasil - chegou às semifinais e derrotou o Coruripe no primeiro jogo, por 2 a 0. Na partida da volta, em Coruripe, o time foi derrotado por 1 a 0, em mais uma duvidosa exibição, mas seguiu à grande final do Alagoano. 

Ou seja, com 28 gols marcados e 22 sofridos, o CRB chega pressionado à decisão, mas sabedor do que precisa fazer para proporcionar alegria ao seu torcedor, ainda na esperança de que é ele quem vai rir por último.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas