Mais de 200 deputados discursaram pelos partidos no plenário da Câmara em 34 horas de sessão sobre a continuidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. A votação do processo está prevista para este domingo (17).
Ao todo, 204 deputados fizeram discursos, dos quais 159 se posicionaram a favor do afastamento e 45, contra o impeachment.
Leia também
Os 25 partidos com representantes na Câmara dos Deputados tiveram direito a uma hora de fala na sessão, que começou na manhã da sexta (15). Os líderes puderam escolher até cinco deputados para os discursos.
Entre os que já criticaram o processo, há parlamentares do PCdoB, PT, PDT, PHS, PR, PSB, PSOL e PTN.
Já os favoráveis ao impeachment integram o DEM, PSDB, PHS, PMDB, PP, PPS, PR, PRB, PROS, PSB, PSC, PSD, PTB, PTN, SD e PV.
As legendas discursaram em ordem decrescente - ou seja, da que tem a maior bancada (PMDB, com 67 deputados) até a menor (PMB, com um deputado). O PEN, que seria o penúltimo partido a discursar, abriu mãode seu período permitido.
Em seguida, começam os discursos dos deputados que se inscreveram individualmente para falar no plenário, o que deve se estender até a madrugada. No domingo, a Câmara deve votar sobre se encaminha o processo para o Senado ou se arquiva. Para aprovar a continuidade, são necessários os votos de 342 dos 513 parlamentares.