Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Defensoria quer transferência de presos da delegacia regional de Delmiro

Superlotação e falta de estrutura nas delegacias é um velho problema que se arrasta há anos

A Defensoria Pública do Estado vai pedir a remoção dos presos e a reforma da delegacia regional de Delmiro Gouveia em relatório a ser apresentado na próxima semana. O pedido se deve aos problemas estruturais, elétricos, sanitários e a superlotação encontrada pela coordenação durante visita do Programa Defensoria no Cárcere, nesta semana.

De acordo com a assessoria da Defensoria, a delegacia  recebe presos dos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha, Inhapi, Canapi, Mata Grande, Água Branca, Piranhas e Olho D?Água do Casado. São 7 celas, com capacidade máxima para 28 presos, e uma cela feminina, com capacidade para 4.

Leia também

De acordo com a Coordenadora do Programa, Andrea Carla Tonin, no momento da visita a unidade estava com 78 presos, alguns ali reclusos há mais de um ano e sem qualquer previsão de transferência para o Sistema Prisional.

Ainda segundo a defensora, a delegacia está infestada de bichos, como ratos, e no pátio, os carros abandonados servem de criatório para mosquitos. A entrada da delegacia não é acessível, pois a escadaria é antiga e não recebe manutenção, a rampa de acesso não tem largura suficiente para passar uma cadeira de rodas e não existe calçada em frente ao prédio. Além disso, a delegacia não possui extintor de incêndio e a fiação está exposta, em sério risco para todos que ali estão.

Durante a visita, a defensora analisou a situação processual de 46 presos que não possuíam advogado, resultando no cumprimento de 3 alvarás e diversos pedidos de liberdade, relaxamento da prisão e diligências necessárias ao andamento dos processos. O relatório deverá indicar aos órgãos responsáveis as providências de imediata remoção dos presos, reforma e adequação da unidade, únicas medidas aptas a evitar o pedido de interdição da unidade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas