Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Volume em janeiro nos reservatórios de hidrelétricas sobe 91% no SE e CO

Principais reservatórios duas regiões tinham 32,29% na terça, diz ONS. Redução de bandeira vermelha em maio depende de chuvas no Norte

Os principais reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste atingiram nesta terça-feira (12) 32,29% de armazenamento, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O número representa um aumento de 91,7% em relação a janeiro de 2015, quando o armazenamento era de 16,84%.

Em janeiro, os consumidores irão receber a conta de luz ainda com a bandeira vermelha, ou seja, com tarifa mais cara. A previsão do governo é que a bandeira poderá ser reduzida para verde a partir de maio, mas dependendo do regime de chuvas na Região Norte.

Leia também

Nesta terça-feira, a situação dos reservatórios da Região Norte era de 15,64% de armanezamento. O número significa uma redução de 58% em relação a janeiro de 2015, quando o volume de energia armazenada era de 34,7%. No mesmo mês de 2014, o volume era de 60,75%.

Outras regiões

No Sudeste e Centro-Oeste, em relação a janeiro de 2014, houve queda de 19,83% no armazenamento. Há dois anos, o volume  para o mesmo mês era de 40,28%. No mês, o volume armazenado nos reservatórios aumentou 12%. Em dezembro de 2015, o percentual de energia armazenada era de 28,82%.

Na Região Sul, a situação atual é de 95,83%, alta de 60% em relação ao volume de janeiro de 2015, que era de 59,58%.

No Nordeste, a situação atual é de 15,64%, uma diminuição de 4,6% em relação ao primeiro mês do ano passando, quando o volume era de 16,41%.

Expectativas de chuva e consumo

Em relatório divulgado na última sexta-feira (8), o ONS elevou a previsão de chuvas na área das hidrelétricas do Sudeste para 104% da média histórica em janeiro, ante expectativa de 96% na semana anterior.

O consumo de energia no país, medido pela carga de energia gerada no sistema, caiu 1,8% em 2015, segundo relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico, com a crise econômica e alta das tarifas provocando alterações nos hábitos de consumo e na produção industrial.

Bandeira vermelha

O país entrou em 2016 com a manutenção da bandeira tarifária em vermelho para o mês de janeiro. Na prática, os consumidores vão continuar pagando mais caro pela energia consumida, já que a bandeira vermelha mostra que o custo para gerar energia no país está elevado, resultando em cobrança extra.

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, tem afirmado que o governo continua trabalhando com a previsão de que a bandeira vermelha na conta de luz poderá ser reduzida para verde a partir de maio, quando termina o período chuvoso. Mas que isso irá depender, sobretudo, do regime de chuvas na Região Norte.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) colocou em audiência pública uma proposta de mudanças nas regras e valores das bandeiras tarifárias, sugerindo que a bandeira vermelha passe a ter dois patamares.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas