O II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, situado na Praça Maravilha, no bairro do Poço, fechou as portas nesta sexta-feira (8), devido a constantes quedas de energia na unidade, o que gerou problemas no atendimento de vários serviços. A previsão é de que o posto reabra na próxima segunda (11).
Segundo informações de um atendente do posto, a decisão foi tomada ontem pela direção. O motivo se deve a uma pane elétrica, já que houve sobrecarga no disjuntor da unidade, de acordo com o diretor-adjunto-administrativo, Thiago Muniz.
Leia também
"O atendimento vem sendo prejudicado desde o início da semana. Infelizmente, pacientes tiveram que voltar para suas casas, inclusive, do interior do estado, porque não conseguiram nada aqui. O estoque de vacina foi todo remanejado para a Secretaria de Saúde. Esperamos que a situação se resolva e segunda o posto volte a funcionar", explicou o diretor, citando que apenas o laboratório de tuberculose está funcionando para exames.
Ele reforçou que não há possibilidade de realizar atendimentos sem a estrutura necessária. "Atendimentos como vacinação não podem ser feitos devido ao acondicionamento do estoque".
A Secretaria Municipal de Saúde explicou que os trabalhos de reparo já estão acontecendo e que a previsão é de que os atendimentos sejam retomados nesta segunda. A orientação é de que a população procure outras unidades de atendimento, a depender da necessidade.
Reforma
O II Centro foi reinaugurado ano passado, ganhando um novo perfil de atendimento e não mais recebendo pacientes de demanda espontânea. Toda oferta de consultas especializadas, exames diagnósticos e tratamentos destinam-se principalmente à demanda referenciada, agendada por meio do encaminhamento médico, e regulada pelo sistema do Complexo Regular de Assistência (Cora), da SMS.
A reforma e reestruturação do prédio foram realizadas pelo Governo do Estado, mas os serviços oferecidos na unidade serão viabilizados pelo município de Maceió.