Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Reitores de 41 instituições entregam a ministro carta contra impeachment

Na semana passada, Eduardo Cunha acolheu pedido de impeachment. Dilma também já recebeu carta com apoio de 16 governadores

A Secretaria de Governo informou que, ao se reunirem com o ministro Ricardo Berzoini, nesta quinta-feira (10), reitores de 41 instituições de ensino, entre universidades e institutos federais, entregaram a ele carta de apoio à presidente Dilma Rousseff e contra o processo de impeachment aberto na Câmara dos Deputados. Na avaliação deste grupo, há "golpe vergonhoso" no país.

Na semana passada, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) acolheu pedido de impeachment da petista movido pelos juristas Miguel Reale Júnior e Hélio Bicudo. O peemedebista negou motivação política e, em reação ao anúncio dele, a presidente Dilma afirmou em pronunciamento que não cometeu "atos ilícitos" e disse que vai usar todos os instrumentos democráticos para se defender.

Leia também

"Com a responsabilidade que nos é outorgada pela sociedade, temos o dever de vir a público defender um ideário que responde aos anseios da população brasileira. Nossa bandeira é a da educação e a nossa luta é pelas pessoas, pela grandeza do país! Evocamos o apoio popular para estancar esse golpe vergonhoso, que fragiliza os poderes da República e macula a imagem do povo brasileiro e de sua nação", diz a carta dos reitores.

Além do apoio dos reitores, Dilma recebeu no início da semana carta de 16 governadores que são contra o impeachment da petista. Eles lançaram o "Movimento pela Legalidade" e afirmaram que o processo que tramita na Câmara "carece de fundamentação" jurídica.

Nesta quarta (9), ao discursar em uma conferência partidária na Alemanha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também abordou o tema. Em um pronunciamento que durou cerca e 40 minutos, ele atacou Cunha por ter acolhido o pedido de impeachment por "vingança ao PT" e disse que há "tentativa de golpe explícito" no Brasil.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas