Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Em meio à impasse, Prefeitura mantém festa de Iemanjá em Maceió

Evento está marcado para a próxima terça-feira, nas orlas de Pajuçara e Ponta Verde

A Prefeitura de Maceió confirmou, na tarde desta quarta-feira (2), que a manifestação em homenagem à Iemanjá, marcada para a próxima terça-feira (8), está mantida nas orlas de Pajuçara e Ponta Verde. A confirmação do evento acontece em meio a um impasse que cerca a realização do festejo, visto que grupos evangélicos também cobram a autorização, por parte do Município, para a realização de outro ato religioso, na mesma data e locais.

Por meio de nota, a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) confirmou que a manifestação de grupos de matriz africana está mantida para o dia 08, feriado da Imaculada Conceição. Já em relação ao evento evangélico, a SMCCU informou que vai aguardar uma decisão judicial, visto que os representantes de igrejas evangélicas informaram que pretendem utilizar a Praça Multieventos, em Pajuçara, na mesma data.

Leia também

Por duas vezes, o promotor de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual (MPE), Flávio Gomes, recebeu líderes de ambos os segmentos religiosos, com o objetivo de se chegar a uma acordo. Apesar das tentativas, não houve consenso entre as partes envolvidas.

De acordo com o presidente da Federação Zeladora das Religiões Tradicionais Afro-brasileiras, Paulo Silva, a homenagem à Iemanjá tem início ainda durante a madrugada, encerrando-se ao final da noite, sendo "uma tradição de décadas". "Os evangélicos que desejam fazer um evento no mesmo local, na Praça Multieventos, podem comprometer o nosso ritual", comentou Paulo.

Por outro lado, os evangélicos negam qualquer tipo de perseguição e argumentam que a data e o local, em virtude de sua acessibilidade, foram escolhidos há cerca de 10 anos, com o objetivo de se fazer orações em prol de todos os maceioenses, em alusão ao aniversário de 200 anos da capital.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas