Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Como se preparar fisicamente para uma maratona

Para quem quer começar a correr, o preparador físico Felipe Kutianski e a nutricionista Paola Freitas passam treino e dieta

Começar a correr nem sempre é uma tarefa simples para todas as mulheres, mas o desejo de enfrentar uma maratona está cada vez mais comum. O preparador físico Felipe Kutianski, da Ziva Brasil, e a nutricionista funcional e esportiva Paola Freitas dão dicas de como dar os primeiros passos e estar apta para treinar e correr por aí.

Ambos reforçam que é sempre importante procurar a ajuda de um profissional. Para correr, é preciso ter preparo físico e uma alimentação muito balanceada. E, somente com os treinos, você vai passar a conhecer as suas necessidades e limites do seu corpo.

Leia também

PREPARO FÍSICO

Felipe Kutianski diz que é essencial que haja um planejamento, com metas e objetivos semanais/ mensais. E ainda avisa que não é recomendado iniciar qualquer treinamento sem antes ter uma liberação médica. "A musculação pode ser uma aliada no equilíbrio muscular, principalmente do período geral da periodização; mas quem não gosta dessa linha pode utilizar desde a calistenia até o crossfit", ele sugere. Saiba mais sobre esses treinos aqui. 

De acordo com o preparador, cada um responde aos treinos de uma maneira. No entanto, a adaptação para a corrida se desenvolve entre quatro e oito semanas, junto com ganhos cardiovasculares. "Um número seguro para reduzir os riscos e ter os ganhos reais para realizar a prova é de 5 a 6 meses. Não deixe para a última semana, é preciso se planejar", avisa. Para ajudar a aumentar a resistência, ele ainda indica outras atividades que podem auxiliar no treinamento, como: spinning, HIIT e a musculação. 

Quando o desconforto muscular bater ? o que Felipe aponta ser normal ?, o ideal é apostar em descanso e bolsa de água quente ou fria. "Procure não se automedicar com relaxantes musculares e anti-inflamatórios sem orientação médica. O tempo de recuperação muscular pode variar de 24h até 72h, dependendo do nível de lesão ocorrido", complementa.

Felipe Kutianski passa uma opção de treino intervalado crescente e alerta que seja realizado com a orientação de um profissional que possa identificar a intensidade:

Entre as lesões mais comuns, o preparador físico lista tendinites, canelites, luxações, distensões musculares e até eventuais fraturas. "Para diminuir a probabilidade de lesões, sempre esteja em dia com seus exames e avaliações físicas. Tenha boas horas de recuperação, mantenha sua dieta equilibrada com o objetivo e treino, e sempre respeite os limites do seu corpo", declara Felipe.

ALIMENTAÇÃO

Em relação ao plano alimentar, Paola Freitas diz: "De modo geral, a alimentação deve ser condizente com o volume e intensidade do treino para que você forneça tudo o que seu corpo precisa para completar a prova". A hidratação para provas (ou nos dias de corrida) deve começar cerca de três dias antes, com uma média de 200 a 300 ml de líquido 30 minutos antes da prova e, durante o exercício, tentar atingir entre 500 ml e 1 litro. Ela avisa que pode ser água, água de coco ou isotônico (repõe os sais minerais).

Outra dica alimentar da nutricionista, que também é triatleta, é manter em mente as dosagens necessárias durante a corrida: "Para cada hora de treino, são necessários 30g de carboidrato. Isso equivale a um sachê de gel em carboidrato, uma garrafa e meia de isotônico, uma bisnaguinha com geleia, uma bananada e meia ou jujuba de carboidrato". Por isso, ela comenta a importância dos treinos, para que o corpo se adapte com a ingestão durante a corrida.

A nutricionista passa uma média do que comer antes da maratona:

De 3 a 4 horas antes: é permitido ter alimentos mais "elaborados", pois terá bastante tempo para a digestão. Exemplos do que comer: arroz, massa, batata, pão, cereal, iogurte, fruta, bebidas esportivas, frango, carne, peixe ou ovo.

De 2 a 1 hora antes: evitar grande quantidade de fibras, proteínas e gorduras, pois estas retardam a digestão. Exemplos do que comer: massa, arroz, batata, frutas, gel de carboidrato, bebidas esportivas ou pão.

Menos de 1 hora antes: alimentos de fácil digestão. Exemplos do que comer: gel de carboidrato, fruta, bananada ou bebidas esportivas.

Quanto às refeições pós-maratona, a especialista sugere que a ingestão seja feita o quanto antes, com uma base alimentar composta por carboidratos e proteínas: massas, arroz, batata, pão, frutas, carnes, peixe, frango ou ovo. "O que mais vale é como você vai se sentir após a prova, é muito comum sentir enjoo devido a intensidade do exercício e as bebidas funcionam muito bem neste momento?, indica Paola. Ela ainda lembra que, nos dia da corrida, não ouse provar nada novo, procure seguir sua rotina alimentar normal.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas