Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

FPI descobre despejo de esgoto dentro de parque ecológico em Piranhas

Coordenação informou que responsabilidade é da prefeitura do município

A Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco da Tríplice Divisa (FPI), por meio da equipe de Saneamento e Abastecimento, descobriu o despejo de esgoto de um bairro inteiro no riacho que corta o Parque Ecológico Municipal Pedra do Sino, no município de Piranhas.

A coordenação da equipe confirmou que a responsabilidade é da Prefeitura de Piranhas, que vai receber notificação e, posteriormente, pode ser multada se a questão não for sanada.

Leia também

A descoberta aconteceu depois de uma denúncia de moradores da região, que já vinham revoltados com o crime ambiental. Logo que receberam a informação, os técnicos da FPI foram ao parque e estranharam fato do riacho está cheio e com água corrente, quando, devido a época do ano, deveria estar seco.  Ao investigarem o início do problema, a Fiscalização descobriu que a estação de tratamento de Piranhas não está funcionando e todos os dejetos do esgoto domésticos estão sendo despejado dentro do parque ecológico.


				
					FPI descobre despejo de esgoto dentro de parque ecológico em Piranhas
FOTO: Divulgação/MPE

A FPI irá notificar a prefeitura de Piranhas pedindo a imediata solução do problema. "É preciso solucionar isso, antes quebo dano ao bioma do parque seja irreversível", alertou a Secretária de Estado da Saúde.

O parque abandonado

O parque se transformou em uma unidade ecológica de responsabilidade da prefeitura do município de Piranhas por volta de 2011. De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a classificação na categoria de parque tem como objetivo a preservação de um ecossistema natural de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades educativas, recreativas e turísticas em contato com a natureza.

O Parque Ecológico Municipal Pedra do Sino faz parte das 53 áreas de preservação da Caatinga no Nordeste. Ele deveria ter uma estrutura de guias e guardas municipais responsáveis pela condução dos visitantes à trilha da Pedra do Sino, além da sinalização de área que, além do riacho, também possui uma pequena queda d´água e uma diversidade de 60 espécies vegetais, três espécies de serpentes, diversos pássaros, roedores, répteis e animais da Caatinga em geral.

"Não constatamos quase nada disso aqui. O parque nem parece uma unidade ecológica. As pessoas vêm aqui mais para farra do que para conhecer o meio ambiente. E agora a gente descobre esse esgoto para agravar a situação. Isso não pode acontecer. Adoece a natureza, adoecemos nós", lamentou a coordenação.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas