Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Operação Rede Limpa vistoria irregularidades em bares e restaurantes da Jatiúca

180 estabelecimentos comerciais do bairro da Jatiúca serão vistoriados e notificados em caso de irregularidades nas caixas de gordura

A partir desta terça-feira (23), 180 estabelecimentos comerciais localizados no bairro da Jatiúca, orla de Maceió, serão vistoriados e notificados em caso de irregularidades nas caixas de gordura. A ação, promovida por equipas da Prefeitura e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), irá orientar os proprietários a respeito da limpeza adequada dos equipamentos.

Inicialmente, o trabalho será concentrado no bairro da Jatiúca, entre as Avenidas Álvaro Calheiros e Dr. Antônio Gomes de Barros, devido a grande concentração de empresas alimentícias. Segundo a assessoria da Casal, nesta terça, dos oito bares inspecionados, apenas um estava em situação irregular.

Leia também

As equipes irão percorrer os empreendimentos verificando três situações: se existe ou não a presença da caixa de gordura, se há o dimensionamento adequado para quantidade de refeições servidas e se a limpeza está sendo realizada no tempo correto.

O presidente da Casal, Clécio Falcão, ressalta a importância da ação para o bom funcionamento das redes coletoras e para evitar entupimento e transbordo de esgoto nas ruas. "Este ano já enviamos 21 mil correspondências a condomínios residenciais e 230 a bares e restaurantes da região explicando a necessidade de adequar a caixa de gordura. É uma ação preventiva e que traz benefícios para a sociedade e para o meio ambiente", detalha Clécio Falcão.

O Código de Meio Ambiente de Maceió proíbe o lançamento de gordura na rede coletora de esgoto ou de drenagem, já que o resíduo é um dos principais causadores de obstrução nessas tubulações. "Se a caixa de gordura não estiver funcionando, ela vai direto para rede de esgoto, formando uma cola na parede da tubulação, impedindo o fluxo do efluente e causando extravasamentos que correm pela linha d?água, seguindo para a rede de drenagem e desaguando na praia", explica o assessor técnico da Sedet, Leonardo Novaes.

A ação terá retorno na próxima quinta-feira (25), e estabelecimentos notificados terão o prazo de 60 dias para regularizar os equipamentos. Caso a situação permaneça, as empresas serão autuadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas