Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Guia turístico indica melhores roteiros a serem explorados em Alagoas

Obra do Instituto Arnon de Mello foi lançada nesta terça-feira, no Ritz Lagoa da Anta

Com a ideia de ser uma verdadeira bússola ao permitir dar as direções do melhor da gastronomia, hotelaria, cultura, história, economia, além dos passeios encontrados no estado, o Instituto Arnon de Mello (IAM) lançou, na manhã desta terça-feira (25), o livro "Alagoas - 8 roteiros para conhecer e nunca mais esquecer". A solenidade de lançamento aconteceu no Ritz Lagoa da Anta e contou com a presença dos idealizadores e de membros da Organização Arnon de Mello (OAM).

O diferencial do guia é oferecer, não somente os atrativos turísticos já conhecidos pelos visitantes, mas também indicar os locais e comidas que o alagoano costuma frequentar rotineiramente. Para ser produzida, a obra contou com o apoio do Sebrae, das prefeituras de Penedo, Maceió, Marechal Deodoro e Arapiraca.

Leia também

A obra foi produzida pelo historiador Douglas Apratto, pelo economista Cícero Péricles, pela museologia Carmen Lúcia Dantas, pelo geógrafo Alex Nazario, pelo fotógrafo Ricardo Lêdo e pela jornalista Nide Lins. A coordenação é do Stefani Lins.

VALORIZAÇÃO DA TERRA

O diretor executivo da OAM, Luís Amorim, lembrou que o trabalho foi feito por profissionais especializados em cada área. "É um livro voltado para esse importante segmento econômico, que é o turismo. Eles [organizadores] fizeram o projeto e foram a campo buscar informações, e não somente nos lugares tradicionais que todo mundo conhece, sejam as praias, os restaurantes, as pousadas que se sobressaem nas notícias do dia a dia, mas, sobretudo, aqueles diferentes, que poucas pessoas conhecem, às vezes até os próprios nativos, mas que têm um valor imensurável", destacou.

Ele acrescentou ainda que o livro traz informações importantes sobre a economia alagoana. "Nosso estado saiu de uma cultura canavieira, praticamente a única que tínhamos com alto desempenho, e aos poucos está se modificando. Felizmente, Alagoas tem essa vertente do turismo, onde podemos enxergar uma vitalidade muito grande, com a potencialidade das praias, dos restaurantes, do folclore, do artesanato. Isso é uma maneira de estimularmos a economia e mostramos que somos comprometidos com essa causa de trazer informações para as pessoas".


				
					Guia turístico indica melhores roteiros a serem explorados em Alagoas
FOTO: larissa bastos

ALAGOAS ALÉM DAS PRAIAS

Douglas Apratto citou que boa parte da equipe já tem outros trabalhos realizados junto com o IAM. "A obra foi feita com muito carinho e muita atenção para que o alagoano conheça as maravilhas de Alagoas e para que os que vem de fora saibam também que podem conhecer Alagoas além das praias. O estado é visto como terra das praias bonitas, e somos mesmo, mas Alagoas tem muito mais que isso. Tem uma história rica, com a Serra da Barriga, casarios bonitos, o São Francisco, os conventos, as manifestações culturais".

Também cita que Alagoas tem uma economia além da cana-de-açúcar. "E, com a participação da Nide Lins, mostramos em cada lugar os restaurantes e comidas diferentes. Isso foi um diferencial, assim como a ideia de mostrar não apenas os roteiros tradicionais, mas também os diferenciados nesses oito eixos", completa.

Douglas citou como exemplo de roteiros diferentes o passeio pelo Rio Manguaba, em Porto Calvo, onde nas proximidades houve a maior batalha da América Latina, a Batalha de Mata Redonda. Lembrou, ainda, a cachoeira em Viçosa onde foi capturado Zumbi dos Palmares. "São lugares que valem a pena conhecer e esses oito roteiros permitem ao visitante e ao alagoano conhecer não apenas uma cidade, mas vários lugares de uma vez só, cada um com as indicações de onde ficar, onde comer, O que fazer".

DESBRAVANDO O ESTADO

Carmen Lúcia lembrou que os pesquisadores tiveram a oportunidade de andar pelo estado novamente para colher essas informações para os leitores. "Fomos em cada uma das regiões, que tem suas características bem marcantes. Quando vamos ao Litoral Norte encontramos a história remanescente dos holandeses naquela área. Se vamos ao Sertão encontramos uma cultura muito rica, uma gastronomia. Temos Penedo, que é a vedete das Alagoas, com um acervo cultural muito importante e muito preservado. Lá temos o convento franciscano, a igreja das Correntes, onde o visitante pode ver o lugar onde os escravos se escondiam dos senhores de engenho", destaca.

"Temos a ilha do Ferro,em Pão de Açúcar, que é um reduto de artistas, um local onde os homens são escultores e as mulheres são bordadeiras. Há uma particularidade no olhar cultural das Alagoas e esse guia chegou num momento muito oportuno para quem visita e para nós, cidadãos, que precisamos conhecer nossa terra".

EXPLORANDO O DESCONHECIDO

A jornalista Nide Lins ficou com responsabilidade de fazer os roteiros de gastronomia, hotelaria e passeios. E, no livro, traz dicas do que já é badalado e também de tesouros escondidos que quase ninguém conhece.

"A proposta é exatamente oferecer esse leque de ofertas que temos em Alagoas. Você vai desde o tradicional passeio das piscinas naturais até um passeio na várzea da Marituba, que é feito apenas por um pescador, num barco que cabe uma pessoa. Na gastronomia, você vai do boteco do Tonho a um restaurante cinco estrelas. É para o turista e o alagoano conhecerem melhor o estado, que tem muito o que fazer, principalmente nas áreas de comer, viajar e se divertir".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas