Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CARNAFOLIA

QG do Rás Gonguila vai transmitir em Maceió o desfile da Beija-Flor

Escola de samba homenageia Maceió na figura de Benedito dos Santos, o Rás Gonguila - um ícone que fez história com os blocos de carnaval da capital alagoana

Os maceioenses terão a oportunidade de assistir, no Jaraguá, ao desfile da Beija-FLor de Nilópolis, do Rio de Janeiro, que este ano traz como tema “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila”. A transmissão no "QG do Rás Gonguila" começa às 23 horas, neste domingo (11). O enredo traz a história de Benedito dos Santos, o Rás Gonguila, criador do bloco carnavalesco Cavaleiro dos Montes, surgido por volta da década de 1930. Essa será a primeira vez na história que Maceió recebe uma homenagem no Carnaval da Marquês de Sapucaí.

Na capital fluminense, o horário marcado para a entrada da Beija-Flor no sambódromo é 23h. Aqui em Maceió, a transmissão fará parte da programação do Carnaval da cidade, que começa neste sábado (10) e contará com atrações locais para agitar o público. Serão orquestras de frevo e grupos de samba, pagode, axé e muito mais. No domingo (11), antes da Beija-Flor, os foliões que forem ao Jaraguá serão animados pelas banda Boca de Forno, que se apresenta a partir das 18h; Forrozão das Raios às 19h30; e, às 21h, Banda Cai Dentro.

Artigos Relacionados

Além de estar no tema do desfile, Maceió também estará presente no Sambódromo da Marquês de Sapucaí através da participação de artesãos, brincantes e mestres do Patrimônio Vivo da cultura da capital. Benedito dos Santos Filho, Osvaldo dos Santos e Silviane do Nascimento, filhos de Rás Gonguila, vão desfilar reverenciando a memória do pai e mostrando que o Carnaval está no sangue.

Os artesãos da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte), que já estão no Rio de Janeiro para o desfile da Beija-Flor, confeccionaram a renda de filé usada para compor fantasias e carros alegóricos da escola de samba. Eles foram levados à capital fluminense pela Prefeitura de Maceió, que está entre os patrocinadores do desfile da Beija-Flor em 2024.

Surgir como enredo da Escola de Samba Beija-Flor fortalece a identidade cultural de Maceió, que na noite deste domingo aparecerá como ponto de destaque do Carnaval brasileiro, o que é positivo para o turismo e para a economia da cidade.

Além da transmissão do desfile neste domingo, o QG do Rás Gonguila também transmitirá, na tarde da Quarta-feira de Cinzas, a apuração dos votos que consagrará a escola campeã do ano.

Com assessoria*

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas