Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
HOME > blogs > ARIVALDO MAIA
Imagem ilustrativa da imagem Revista destaca clubes brasileiros em lista de categorias de base

BLOG DO
Arivaldo Maia

Revista destaca clubes brasileiros em lista de categorias de base

A tradicional revista FourFourTwo, do Reino Unido, listou algumas das categorias de base mais produtivas e bem-sucedidas do mundo. O ranking tem 32 clubes, e cinco deles são brasileiros: São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense e Botafogo.

O time do País na melhor colocação é o Flamengo, que ficou em 13º lugar. “De lendas como Zico a Adriano e talentos mais modernos, como Lucas Paquetá e Vinícius Junior, as categorias de base do Flamengo têm produzido constantemente grandes talentos ao longo dos anos”, escreveu a publicação.

Na 15ª colocação está o Santos, que teve Pelé e Neymar entre os destacados pelo jornal. “O melhor jogador brasileiro de todos os tempos e o homem que o ultrapassou e se tornou o maior artilheiro de todos os tempos da seleção brasileira vieram da base do mesmo clube”, apontou o periódico. Além deles, Pepe, Clodoaldo, César Sampaio, Diego Ribas e Gabigol foram mencionados no texto.

O São Paulo aparece na 22ª posição e é o terceiro clube brasileiro mais bem colocado na lista. “Os vencedores da Copa do Mundo Cafu, Kaká e Denilson começaram suas carreiras no tricolor paulista, bem como os brasileiros Ederson, Casemiro, Antony, Militão e Lucas Moura”, destacou a FourFourTwo.

O número 25 do ranking é o Fluminense, que teve a rivalidade com o Flamengo enfatizada pela publicação. “As lendas brasileiras Carlos Alberto e Edinho começaram suas carreiras no Fluminense, e Marcelo, Richarlison, Thiago Silva e Fabinho passaram pela base do clube”, afirmou o jornal.

Já o Botafogo ocupa a 32ª posição e foi descrito como “um dos clubes mais históricos do Brasil” e que “desenvolveu alguns dos melhores jogadores do País de todos os tempos”. “Nilton Santos, Garrincha e Jairzinho iniciaram a carreira no Botafogo”, escreveu a publicação.

(Arivaldo Maia com Redação do ESTADÃO CONTEÚDO)