Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Idosa abandonada por neto se recupera em abrigo: "Aqui dá até carinho"

Homem de 29 anos foi preso; segundo a PC, ele ficava com o dinheiro dela e a deixava em condição de vulnerabilidade


				
					Idosa abandonada por neto se recupera em abrigo: "Aqui dá até carinho"
Joanilta foi levada para abrigo, onde se recupera.. TV Gazeta

Joanilta Alcântara de 91 anos foi abandonada pelo próprio neto e encontrada em condições desumanas, trancada em casa, em Santana do Ipanema. Quase dois meses depois de ser resgatada, ela se recuperou e agora está sendo acolhida em um abrigo na cidade sertaneja. O neto dela foi preso nesta terça-feira (30), por abandono de incapaz.

Em entrevista à TV Gazeta, dona Joanilta destaca que, dentre outras coisas que tem recebido da casa de acolhimento, estão carinho e afeto.

Leia também

“Aqui é uma família. Para mim é minha família. Aqui não falta nada, dá até carinho. Por isso que eu digo que aqui é uma família”, afirma a aposentada.

A idosa vivia com o neto, de 29 anos. E, apesar de receber dois salários mínimos de aposentadoria, a Polícia Civil constatou que ela não desfrutava dos valores com os cuidados para a saúde e conforto dela. Isso porque, o dinheiro ficava com o neto dela.


				
					Idosa abandonada por neto se recupera em abrigo: "Aqui dá até carinho"
Geladeira foi encontrada suja e vazia.. TV Gazeta

Uma denúncia levou equipe da assistência social de Santana do Ipanema a resgatar a idosa. Ela foi encontrada trancada na casa. O imóvel estava sujo. Os profissionais verificaram que ela dormia em uma cama sem colchão, a geladeira estava suja e vazia e a mulher tinha até carrapatos pelo corpo. A idosa também estava magra e não conseguia se movimentar.

A equipe levou a idosa para uma casa de acolhimento e a Polícia Civil foi acionada para investigar o caso. Joanilta entrou no abrigo no dia 10 de março, com estado de saúde mental e físico preocupante. A coordenadora do abrigo São Vicente de Paulo, Lucielma Ferreira, afirma que a situação era de “cortar o coração”.


				
					Idosa abandonada por neto se recupera em abrigo: "Aqui dá até carinho"
Mulher usava cama sem colchão.. TV Gazeta

“[Ela chegou] Desnutrida, desidratada, apresentando carrapatos pelo corpo e algumas lesões. Era uma situação de cortar o coração. As equipes envolvidas nunca tinham passado por uma situação dessa. Ao recebê-la, foi uma situação que nos deixou muito triste, porque a gente não espera se deparar com uma situação dessa”, afirma Lucielma Ferreira.

Joanilta deu entrada no abrigo em 10 de março deste ano e já se recuperou da situação.

“Ela conseguiu voltar ao consciente e formar uma nova família, vamos dizer assim, porque ninguém substitui. Mas, pelo menos, ela está tendo carinho, amor, que é a parte mais importante. Está tendo os cuidados de saúde, de higiene e seus direitos assegurados”, afirma Ferreira.

O neto de Joanilta estava foragido desde quando a mulher foi resgatada. Ele foi preso nesta terça (30), em Dois Riachos, no Sertão de Alagoas.

Segundo a Polícia Civil, o neto ficava com a aposentadoria da avó.

“A idosa, pelo que a gente apurou, recebia dois salários-mínimos do INSS, entretanto, o neto dela, de 29 anos, ficava com esse dinheiro, já que a idosa não tinha acesso a esse dinheiro e também não usufruía de uma condição condizente com esses dois salários-mínimos, já que ela vivia nessas formas sub-humanas”, afirma a delegada que investiga o caso, Daniella Andrade.

Ele foi levado para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Santana do Ipanema. Nesta quarta-feira, 1º de maio, o homem foi interrogado. Em seu relato, ele afirmou que é fotógrafo e confessou que administrava o dinheiro da avó. Disse ainda que viajava para trabalhar e deixava uma quantia para um casal cuidar da idosa.

No depoimento, ele disse que, quando retornava das viagens, ele é quem cuidava da avó e afirmou que não limpava a casa, a pedido da idosa. Quanto aos carrapatos, ele disse que a avó tinha contato físico com cachorros e relatou que usava o dinheiro da avó para pagar o aluguel, comprar remédios e alimentação, alegando que não desfrutava do dinheiro dela, usando-o apenas para as despesas da idosa.

Dona Joanilta vai ficar no abrigo por tempo indeterminado. Ela tem mais uma neta, duas sobrinhas, que estão dando apoio, e uma irmã mais velha.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas