Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

O PERIGO DAS BEBIDAS AÇUCARADAS

Bebidas açucaradas são consideradas a maior fonte de açúcar adicionado à dieta


				
					O PERIGO DAS BEBIDAS AÇUCARADAS
Revilane Alencar é nutricionista. Arquivo pessoal

As bebidas açucaradas surgiram como um importante fator de risco, para o ganho de peso, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, gota (aumento do ácido úrico), dislipidemia, doença hepática gordurosa não alcoólica, (gordura no fígado) e certos tipos de câncer.

Bebidas açucaradas seriam qualquer bebida que contenha principalmente sacarose (açúcar), xarope de milho rico em frutose ou xarope de glicose, concentrados de frutas e mel que são adicionados às bebidas pelos fabricantes, estabelecimentos ou pelo próprio indivíduo.

Leia também

As bebidas açucaradas são consideradas a maior fonte de açúcar adicionado à dieta, por exemplo:

• 01 porção de 355ml de refrigerante fornece 35,0–37,5g de açúcar e 140–150 calorias;

• 01 porção de 200ml de suco industrializado tipo néctar de frutas pode conter 25 gramas de açúcar;

• 01 porção de 300ml chá mate industrializado pode conter 28 gramas;

• 01 porção de 200ml de achocolatado pode conter 28 gramas de açúcar;

Essas bebidas promovem o ganho de peso devido a adição de grande quantidade de calorias líquidas à dieta, aumento da glicemia e da insulina induzida pela rápida absorção de glicose e possivelmente, pela ativação do sistema de recompensa dopaminérgico, induzindo ao vicio alimentar e reduzindo a saciedade. Além disso a ingestão excessiva de frutose promove a produção de ácido úrico, acúmulo de gordura abdominal e hepática (no fígado).

Um importante estudo mostrou que a ingestão de uma porção ao dia de bebida açucarada foi associada a um risco 18% maior de Diabetes tipo 2.

Em crianças, a introdução precoce dessas bebidas pode ser potencialmente prejudicial, pois pode promover a preferência pelo sabor doce e alterar mecanismos de fome e saciedade nas crianças.

Você deve estar se perguntando, e se substituirmos o açúcar ou xarope de milho com alto teor de frutose por adoçantes?

Apesar de conter poucas calorias e nenhum açúcar, alguns estudos encontraram associações positivas entre a ingestão de adoçantes e o ganho de peso e os riscos de diabetes e doença cardiovascular. Os resultados ainda são conflitantes, mas os estudos apontam que a doçura intensa dos adoçantes artificiais pode condicionar uma preferência gustativa por doces. Além disso, os adoçantes estimulam os receptores do sabor doce e podem aumentar a resposta a insulina, podem exercer uma resposta de recompensa alimentar aumentada e causar alterações na microbiota intestinal.

E se substituirmos as bebidas açucaradas por suco de fruta?

Sucos de frutas naturais são considerados saudáveis, pois a maioria dos sucos contém vitaminas e fitoquímicos. No entanto, alguns sucos de frutas contêm quantidades de calorias e carboidratos semelhante as bebidas açucaradas. Resultados de alguns estudos nos Estados Unidos, sugerem que a ingestão de suco de frutas está associada ao ganho de peso e o risco de Diabetes, quando comparado ao consumo de frutas inteiras.

Então qual seria a melhor solução pra prevenção do ganho de peso e dessas doenças associadas?

• Em primeiro lugar priorizar a ingestão hídrica (ÁGUA);

• Uma ingestão hídrica em torno de 35 ml por quilo de peso ao dia. Ex.: para uma pessoa de 70 kg o ideal seria ingerir 2,450ml ao dia;

• Introduzir também chás variados não adoçados ao longo do dia;

• Água aromatizada (com canela em pau, gengibre, hortelã, cascas ou pedaços de frutas, cravo, etc.);

• Preferir sempre frutas ao invés do suco;

• Priorizar sucos naturais e com baixo índice glicêmico tais como: limonada, suco de acerola, caju, maracujá, pitanga, goiaba, morango e se possível adicionar couve, espinafre, salsa, capim santo, hortelã, cenoura, beterraba, capim santo, gengibre, módulos de fibras, sementes, proteínas em pó etc.;

• O açúcar pode ter vários nomes: evitar alimentos e bebidas adicionadas de sacarose, xarope de glicose, xarope de milho com alto teor de frutose, açúcar invertido, maltodextrina, glicose, glucose, maltose, dextrose.

E por fim, precisamos estimular, incentivar e cobrar cada vez mais políticas públicas e estratégias regulamentares para reduzir a ingestão e comercialização das bebidas açucaradas e bebidas alcoólicas, assim como, uma avaliação contínua destas políticas para avaliar sua eficácia ao longo do tempo.

Revilane Alencar

Nutricionista e doutora em ciências endocrinológicas - UNIFESP/EPM.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas